A floresta amazônica é uma das maiores áreas de vegetação do Brasil e vem sofrendo com as queimadas e os desmatamentos. (Não compreende a estrutura do texro. Reestruture as ideias iniciais e formule a tese)
Nossa (Evite ideia de primeira pessoa) floresta tem uma importância enorme em nossas (Evite ideia de primeira pessoa) vidas e na vida dos animais que nela vivem. Plantas e árvores purificam nosso (Evite ideia de primeira pessoa) ar, proteja protege os animais e lhes dão abrigo sempre que é preciso. Mas, de uns tempos para cá vem sofrendo bastante com a ação dos homens. (Abordagem superficial das discussões)
O desmatamentos e as queimadas estão bem visíveis ultimamente. Pessoas querendo terras para plantações, para fazer futuras moradias, mas, (Sem vírgula) esquecem que a natureza e a água são nossos (Evite ideia de primeira pessoa) bens mais preciosos e por isso devemos (Evite ideia de primeira pessoa) presevá-los sempre. (Discussão superficial)
Com tudo isso, pensemos (Evite ideia de primeira pessoa) então, (Sem vírgula) em ajudar a floresta amazônica a crescer cada dia mais e não desmatá-la como está acontecendo. Natureza é vida, então por favor não acabe com essa linda vida (Evite construções clichês). (Reformule e apresente a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reestruturadas e delimitadas, uma vez que a abordagem do tema está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 20 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 320 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |