- Banco de redações


Desmatamento e queimadas: a importância de preservar a floresta amazônica

Enviada em: 05/09/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Em sua canção "Alugar- se", o cantor Raul Seixas cria a metáfora " Amazônia é o jardim do quintal e o dólar deles vai paga nosso mingau", retoma a consoante da permuta já feita desde do período da colonização portuguesa sobre as trocas desiguais como de objetos, bijuterias, espelhos etc, ou mesmo transmitir doenças para dizimar tribos e tomar terras (Reestruture essa ideia). Após 500 anos a mata Atlântica diminuiu em mais de 50% conforme divulgado pelo Ministério do Meio Ambiente, se não for tomada medidas a floresta Amazônica chegará as mesmas proporções. (Reelabore as dicussões iniciais. Articule mais as ideias)

A discrepância do desflorestamento são visíveis nas regiões das encostas dos rios, (Sem vírgula) ( devido a população ribeirinha utiliza barcos como via de transporte, os quais as levam para outros localidades) (Problemas na construção de sentido) com assoreamento resultado da perda das matas ciliares condizente com o surgimento de garimpo, povoados periféricos e a poluição por lançamento de resíduos. Clóvis de Barros Filho relata (Dois pontos) " a natureza humana é cruel e injusta", aqueles agentes devido a sua vivência e costumes se enquadra nessa conjectura. (Delimite e desenvolva as discussões de acordo com a proposta)

Outrossim, o governo federal (Vírgula) com auxilio da polícia ambiental (Vírgula) deverá propagar medidas de conscientização da população local para conservação, baseadas em pesquisas científicas (Vírgula) as quais ensinam meios sustentáveis de agricultura, pastagem, a Universidade Federal de Minas Gerais- UFMG publicou um artigo o qual informa que produziu métodos de fabricação de tijolos provenientes de rejeitos da mineração (Problemas na construção de sentido). Em suma, ressalta Immanuel Kant que a virtude é uma resistência a "natureza" em nós, exige educação e disposição em aprender. (Reformule a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e desenvolvidas de acordo com o tema proposto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200