O desmatamento na região amazônica vem causando muitos problemas ao longo dos anos, e esse desmatamento ocorre devido à várias causas como queimadas para o plantio de soja, para a agropecuária, madeireiras ilegais, construção de estradas, exploração ilegal de minérios etc. (Reestruture e desenvolva mais as discussões iniciais)
Tudo isso leva a uma grande degradação desse ecossistema importantíssimo para a nossa (Evite ideia de primeira pessoa) sobrevivência e de outros seres vivos, caso o desmatamento continuar nesse ritimo, em cerca de 40 anos ou menos toda a floresta estará extinta. As consequências que o desmatamento e as queimadas na Amazônia geram as mortes de várias espécies de animais (Evite ideia de primeira pessoa), microorganismos, insetos, degradação do solo (Vírgula) pois ele nunca mais será o mesmo, expulsão dos povos indígenas de suas áreas onde moram, emissão de CO2 na atmosfera que aumenta o aquecimento global, mudanças climáticas que hoje já são sentidas com ondas de calor intensas, chuvas desreguladas, aumento dos níveis do oceano, secas e cheias anormais, furacões, entre outros problemas. (Delimite e articule as ideias apresentadas)
A floresta amazônica está sendo devastada e politicas públicas são cruciais em um momento como esse, mas também cada cidadão tem de fazer sua parte, evitar de colocar fogo em áreas de vegetação seca, não comprar em madeireiras ilegais, sempre verificar a origem do produto. (Não compreende a estrutura do texto)
A floresta regula nossas chuvas, invernos, verões, o tempo seco, o tempo úmido, os ventos, o clima em si, a floresta regula a vida nesse planeta, se ela acabar a vida se extingue, ela não precisa de nós (Evite ideia de primeira pessoa) seres humanos e sim nós precisamos (Evite ideia de primeira pessoa) dela. (Não compreende a estrutura do texto)
Comentários do corretor
Delimite e articule as ideias apresentadas de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 20 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 370 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |