- Banco de redações


Desmatamento e queimadas: a importância de preservar a floresta amazônica

Enviada em: 05/09/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

"Somente quando for cortada a última árvore, poluído o último rio, pescado o último peixe, é que as pessoas perceberão que não podem comer o dinheiro." (Não compreende a estrutura do texto)

Amazônia é um dos biomas mais ricos em biodiversidade do planeta e o maior bioma do Brasil, corresponde ao um conjunto de ecossistemas que envolve a bacia hidrográfica do Rio Amazonas, bem como a Floresta Amazônica, maior floresta tropical do mundo. A floresta (Vírgula) por causa de seu grande território e recursos (Vírgula) está sendo cada vez mais explorada, o desmatamento e as queimadas estão mais frequentes, e as políticas ambientais que deveriam proteger estão sendo flexibilizadas. (Reestruture as discussões)

Nesse sentido, as problemáticas em relação ao desmatamento e as queimadas são ainda mais preocupantes, a retirada da cobertura vegetal total para a expansão do agronegócio, agropecuária principalmente, compromete o ecossistema pois a vegetação nesse local não será mais a mesma, mesmo que aconteça o reflorestamento. Também há o impacto ambiental por causa da emissão de CO2 (dióxido de carbono) na atmosfera, principal poluente que causa o efeito estufa. (Reestruture as discussões)

Além do meio ambiente que sofre com a destruição e desequilíbrio, uma parte dos povos indígenas, cerca de 306 mil segundo IBGE (Desenvolva as sigla), que vivem na floresta também sentem o impacto. As demarcações de terras estão comprometidas, há cada vez mais invasões e ataques aos povos e (Vírgula) consequentemente (Vírgula) mais destruição ao território de floresta por consequência da flexibilização das leis ambientais, e hoje, (Sem vírgula) a falta de recursos para fiscalização e medidas contra os criminosos. (Reelabore as discussões apresentadas. Como as ideias estão relacionadas com o tema? Reestruture)

Para que haja o desenvolvimento, e sustentável, precisamos (Evite ideia de primeira pessoa) preservar pois são recursos renováveis até certo ponto, até não serem destruídos por completo, o governo, o Ministério do Meio Ambiente, manter as políticas públicas, e a sociedade, está por meio de denúncias, precisa ser consciente da importância do meio ambiente. (Reformule a proposta de intervenção)

 

 

 

 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e articuladas de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar  a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200