- Banco de redações


Desmatamento e queimadas: a importância de preservar a floresta amazônica

Enviada em: 05/09/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

"[...] olha [...] que floresta [...] vê que vida há no céu [...] vê que vida há nos ninhos [...]"  (Reestruture essa construção) Publicado em 1904, o poema "A Pátria", de Olavo Bilac, exaltava o privilégio dos brasileiros, (Sem vírgula) por possuírem ambientes naturais amplamente diversificados, (Sem vírgula) que, segundo o poeta, eram capazes, até mesmo, de transmitir sentimentos. Infelizmente, pouco mais de cem anos depois, o desejo de obter cada vez mais capital, aliado ao crescimento da sociedade consumista, tem tornado práticas ilegais como o desmatamento e a queima dos solos cada vez mais recorrentes.

De acordo com o IPAM, Instituto de Pesquisas Ambientais da Amazônia, somente no ano de 2019, (Sem vírgula) já foram registrados mais de trinta mil focos de calor. O ato criminoso de atear fogo em matas, florestas e afins, (Sem vírgula) visa, mormente, aumentar as áreas de plantio e criação de animais, que buscam promover incrementos nos campos da pecuária e da agricultura. Todavia, esse meio ilícito de aumentar a receita econômica prejudica os ecossistemas e reduz a biodiversidade, interrompendo pesquisas que, segundo a revista "Veja", poderiam contribuir para o avanço das ciências biológicas. (Delimite e articule mais as ideias apresentadas)

Em seu poema, Olavo Bilac também revelou "[...] Criança [...] não verás país nenhum como este [...]", referência à grande biodiversidade e à sensação de "vida" que estar em contato direto com a natureza proporciona. Entretanto, de acordo com o site Brasil Escola, a ausência de cuidado com a Amazônia, verificada no Brasil hodierno, pode acarretar em sua total extinção ainda nos próximos quarenta anos. (Desenvolvimento superficial das discussões. Reestruture as ideias)

Diante desse panorama, cabe ao Ministério do Meio Ambiente promover ações efetivas no combate ao desmatamento e às queimadas, (Sem vírgula) que devem figurar, (Sem vírgula) na parceria com bombeiros e equipe necessária para apagar atuais incêndios e preservar a ocorrência de futuros. Ademais, em conjunto com o poder Legislativo, devem ser criadas (ou modificadas) leis coerentes a esse tipo de infração, garantindo a punição dos envolvidos. Além disso, o Ministério da Educação (MEC) pode auxiliar através de palestras e debates a garantir que a nova geração aprenda, ainda na escola, a importância de preservar a floresta amazônica. (Reestruture a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões apresentadas ao longo do texto são pertinentes, no entanto precisam ser reestruturadas e delimitadas para garantir a progressão de sentido. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200