A Amazônia é o maior exemplo da diversidade na fauna e flora que se pode encontrar no mundo, tendo o maior território tropical já visto, tem grande valia no ecossistema mundial (Reestruture essa construção). Porém, no contexto atual a maior biodiversidade brasileira vive em constante ameaça à sua preservação, tendo em vista o contínuo desmatamento e queimadas excessivas com o fito de aumentar a agricultura e agropecuária nacional. (Reestruture as discussões iniciais)
Em virtude da ditadura militar, na qual deve as primeiras emigrações para a Amazônia, vários povos indígenas foram expulsos de sua terra para dar lugar à agricultura familiar, posteriormente, levando ao desmatamento por fazendeiros e indústrias. Logo, as consequências desses crimes ambientais podem ser notadas, como a grande perda da biodiversidade e maior emissão de gás carbono na atmosfera, sendo assim um fator agravante para o aquecimento global. (Delimite e relacione as ideias apresentadas com o tema)
Convém lembrar que de acordo com o Ipam (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) (Vírgula) em comparação aos últimos três anos, (Sem vírgula) as queimadas na Amazônia deve teve um aumento de 60%, sendo notório a negligência a preservação da floresta, essa que é vítima de constante exploração. Vale ressaltar que, (Sem vírgula) a grande maioria das queimadas são de natureza criminosa, na qual vários fazendeiros fazem ''dia de fogo'' com o objetivo de mostrar eficiência para o presidente do Brasil, sendo esse um exemplo de como o desmatamento tem sido visto pela população nacional.(Reformule, delimite e articule as ideias apresentadas)
Dado ao exposto, o desmatamento (Vírgula) bem como as queimadas (Vírgula) auxiliam no desinteresse à preservação da Floresta Amazônica. Logo, o Ministério do Meio Ambiente deve aumentar suas fiscalizações, (Sem vírgula) por meio de agentes postos em áreas de maior índice de queimadas. Além disso, pode-se trabalhar na conscientização de empresas e pessoas para a produção e consumo de produtos sustentáveis, por meio de campanhas sociais, com o intuito de que a biodiversidade brasileira seja preservada e como consequência o ecossistema mundial. (Como a proposta de interveção apresentada se relaciona com o tema? Reestruture)
Comentários do corretor
As discussões apresentadas precisam ser delimitadas e mais articuladas com o tema proposta. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 400 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |