- Banco de redações


Desmatamento e queimadas: a importância de preservar a floresta amazônica

Enviada em: 04/09/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Para a ONU (Desenvolva a sigla) o meio ambiente é o conjunto de elementos físico,químico e biológico que podem causar efeitos diretos ou indiretos ao seres vivos. A floresta Amazônica e a maior floresta tropical do mundo.Este biossistema abriga 15% de todas as espécies de plantas e animais no planeta. Contudo,esse impacto que vem acontecendo com o uso extensivo do solo e as queimadas,a degradação e poluentes são cada vez mais um risco ao nosso (Evite ideia de primeira pessoa) planeta. 

As árvores desempenham um papel chave na redução dos níveis poluentes,podemos (Evite ideia de primeira pessoa) dizer que a amazônia é o "umidificador do nosso (Evite ideia de primeira pessoa) planeta", pois a principal fonte de umidade é o oceano atlântico.Assim as árvores usam essa umidade e devolvem cerca de 20 bilhões de toneladas de vapor para atmosfera. (Como as discussões se relacionam com o tema? Reflita e reestruture)

A floresta amazônica deve ser preservada a todo custo, (Sem vírgula) para não agravar ainda mais o aquecimento global.Mas o que está acontecendo é justamento o oposto,e isso está refletido no aumento do gás carbônico causado pelas queimadas.De acordo com a NASA,2019 é o pior ano de queimadas na amazônia desde 2010.Diante do exposto é prejudicial aceitar essa negligência do Estado e do poder público. (Reformule e delimite as discussões)

Infere-se,portanto, (Redundância) que há dificuldades para garantir a solidificação de uma boa política que vivenciem a construção de um mundo melhor.Precisamos (Evite ideia de primeira pessoa) continuar criando e incentivando as leis que preservem o meio ambiente e fortalecer os órgãos ambientais,mais  mas também precisamos (Evite ideia de primeira pessoa) que o governo fiscalize esse processo de perto. (Reformule e desenvolva a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e articuladas de acordo com o tema proposto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200