Para a ONU (Desenvolva a sigla) o meio ambiente é o conjunto de elementos físico,químico e biológico que podem causar efeitos diretos ou indiretos ao seres vivos. A floresta Amazônica e a maior floresta tropical do mundo.Este biossistema abriga 15% de todas as espécies de plantas e animais no planeta. Contudo,esse impacto que vem acontecendo com o uso extensivo do solo e as queimadas,a degradação e poluentes são cada vez mais um risco ao nosso (Evite ideia de primeira pessoa) planeta.
As árvores desempenham um papel chave na redução dos níveis poluentes,podemos (Evite ideia de primeira pessoa) dizer que a amazônia é o "umidificador do nosso (Evite ideia de primeira pessoa) planeta", pois a principal fonte de umidade é o oceano atlântico.Assim as árvores usam essa umidade e devolvem cerca de 20 bilhões de toneladas de vapor para atmosfera. (Como as discussões se relacionam com o tema? Reflita e reestruture)
A floresta amazônica deve ser preservada a todo custo, (Sem vírgula) para não agravar ainda mais o aquecimento global.Mas o que está acontecendo é justamento o oposto,e isso está refletido no aumento do gás carbônico causado pelas queimadas.De acordo com a NASA,2019 é o pior ano de queimadas na amazônia desde 2010.Diante do exposto é prejudicial aceitar essa negligência do Estado e do poder público. (Reformule e delimite as discussões)
Infere-se,portanto, (Redundância) que há dificuldades para garantir a solidificação de uma boa política que vivenciem a construção de um mundo melhor.Precisamos (Evite ideia de primeira pessoa) continuar criando e incentivando as leis que preservem o meio ambiente e fortalecer os órgãos ambientais,mais mas também precisamos (Evite ideia de primeira pessoa) que o governo fiscalize esse processo de perto. (Reformule e desenvolva a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e articuladas de acordo com o tema proposto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 450 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |