Qual floresta queremos para o futuro?

Banco de Redações

Tema: Desmatamento e queimadas: a importância de preservar a floresta amazônica

Redação enviada em 04/09/2019

PUBLICIDADE

Muito tem se se tem falado nos noticiários à respeito das queimadas e desmatamentos na Amazônia, cujo problema é considerado de caráter ambiental, podendo trazer consequências irreversíveis ao ecossistema. (Desenvolva mais as discussões iniciais)

Contudo, as queimadas em florestas causam poluição do ar; (Vírgula) pois provocam a emissão de gás carbônico na atmosfera. Porém, outro agente (Tem que estar no plural) poluidor são: os combustíveis fósseis, o processo de combustão em automóveis, as termoelétricas e as siderúrgicas, (Sem vírgula) que acabam emitindo esse tipo de gás. (Desenvolvimento superficial das discussões)

Sobretudo, nos últimos trinta anos, (Sem vírgula) inúmeras florestas, incluindo a Amazônia, foram desmatadas intensamente com o intuito exclusivo de "interesses econômicos e altos índices de consumo". (Reformule e articule mais as ideias apresentadas)

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Uma das maneiras para a diminuição da emissão de dióxido de carbono, (Sem vírgula) foi a criação do Protocolo de Kyoto, que inclui os países desenvolvidos. Mas o maior emissor, os Estados Unidos, negou-se a fazer parte desse protocolo. (Como as discussões se relacionam com o tema? Reformule)

É necessário que se tomem medidas urgentes para um bem considerado o "pulmão mundial", tais como: fiscalização e cobrança de taxas para quem não respeitar as leis impostas pelos governantes. (Não compreende a estrutura do texto)

Entretanto, corre-se o risco de vermos (Evite ideia de primeira pessoa) nos principais meios de comunicação, uma Amazônica em "extinção". (Não compreende a estrutura do texto)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reelaboradas e mais articuladas, pois o desenvolvimento está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 20 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
NOTA FINAL:     320


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 20
Nível 2 Nota 50
Nível 3 Nota 100
Nível 4 Nota 150
Nível 5 Nota 200


BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES