A conscientização da preservação da Amazônia

Banco de Redações

Tema: Desmatamento e queimadas: a importância de preservar a floresta amazônica

Redação enviada em 04/09/2019

PUBLICIDADE

A floresta amazônica é famosa pela sua biodiversidade. Ela ocupa cerca de 600 milhões de hectares, é atravessada por milhares de rios (Reformule), abriga inúmeras espécies de animais e sua vegetação é rica, densa e perene. Hoje em dia infelizmente esse cenário mudou, pois com os vários desmatamentos ela se transformou em uma área destinada à urbanização, extrativismo animal, mineral e vegetal, expansão do agronegócio e atividades ilegais que envolvem queimadas propositais. É um cenário preocupante para o mundo, porque a amazônia é responsável pelo equilíbrio ambiental e acabando com esse recurso natural, obviamente (Vírgula) todos irão sofrer diretamente as consequências. (Delimite e articule mais as ideias iniciais)

O mundo inteiro necessita do meio ambiente para sobreviver, e não só para sobreviver, mas para ter bem-estar, de um modo geral. O ar, a água, a alimentação, tudo vêm da natureza e a relação de interdependência é muito grande entre tudo o que existe. Não adianta alavancar a economia se não cuidam daquilo que é essencial para a vida, o meio ambiente! (Evite esse tipo de construção) É fundamental preservá-lo para continuar recebendo tudo aquilo que ele oferece de melhor para o planeta. (Reformule as discussões, pois o desenvolvimento está superficial)

O desmatamento e as queimadas comprometem toda a biodiversidade da área. Espécies da fauna perdem seu habitat e espécies da flora podem entrar para a lista de ameaças à extinção e assim causar um enorme desequilíbrio ambiental, além de comprometer também o clima, (Sem vírgula) que tem sofrido mudanças sentidas em todas as partes do mundo e tem causado inúmeros danos aos ecossistemas e a saúde humana, como exemplo disso é São Paulo que foi resultado de um fenômeno ótico criado pelo encontro de particulados das queimadas de certas partes da amazônia com uma frente fria. (Delimite e articule mais as ideias apresentadas)

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) (Vírgula) divulgados esse ano, apontam que o desmatamento aumentou em 278% no mês de julho comparado a julho do ano passado, e o número de focos de queimadas, entre janeiro e agosto de 2019, cresceu 84% em relação ao mesmo período de 2018. Uma triste realidade (Evite esse tipo de construção) devido ao fato de ser dada maior importância as questões econômicas e não as questões ambientais. (Reelabore e delimite as discussões)

Conclui-se  (Redundância) que é necessário que todos se conscientizem da importância de preservar a amazônia. Atitudes como economizar água e energia, reciclar o lixo, não jogar lixo nas ruas (?), além da ajuda dos governantes em para ter ações mais efetivas como fiscalização e controle para evitar os desmatamentos e as queimadas ilegais são tarefas diárias e que ajudam a ter um ambiente melhor e saudável. (Como a proposta se relaciona com o tema?)
 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e mais articuladas, pois isso evitará um desenvolvimento superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 20
Nível 2 Nota 50
Nível 3 Nota 100
Nível 4 Nota 150
Nível 5 Nota 200


BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES