Capitalismo acabando com a biodiversidade

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Tema: Desmatamento e queimadas: a importância de preservar a floresta amazônica

Redação enviada em 04/09/2019

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"No meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho". Ao analisar este trecho do poema: (Sem dois pontos) "No meio do caminho", do poeta modernista Carlos Drummond de Andrade, percebe-se que a sociedade ao longo do seu desenvolvimento, (Sem vírgula) encontra obstáculos, como o desmatamento e as queimadas, o que leva-se a pensar, (Dois pontos) qual a importância de preservar a Floresta Amazônica? (Delimite e articule mais as discussões iniciais)

Mormente, vê-se queimadas constantes na maior floresta tropical do mundo, a mesma (Use somente quando houver ideia de igualdade) ocorre pelo alto consumo capitalista. Na atual sociedade do Brasil os indivíduos estão dispostos a tudo para obter lucro, para isso eles vão acabando com o que é considerado por muitos "o pulmão do mundo", pois, as árvores liberam oxigênio e também suam vapor d'água, a chamada evapotranspiração. (Relacione as discussões apresentadas com o tema)

Segundo uma pesquisa feita pelo Ipam (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia), atualmente o número de focos de calor é 60% maior que há três anos atrás. Nesta floresta possui uma vasta biodiversidade, e até hoje ainda não se conhecem todas as espécies que nela habitam, algumas plantas já auxiliaram no tratamento de diversas doenças e com mais pesquisas pode-se descobrir muito mais. Esta é a importância de preservá-la. (Reelabore as discussões)

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Portanto, é de suma relevância combater o desmatamento e as queimadas. Para preservar a Floresta Amazônica urge que o Ministério do Meio Ambiente (Vírgula) juntamente com a Polícia Ambiental e o Ibama, implante leis severas, por meio de punições e apreensões para aqueles que forem flagrados desmatando, com multas, muitos anos de detenção, total auxílio na tentativa de reconstituir a floresta, pois, o artigo 225, capítulo VI da Constituição da República diz que todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. Só assim as queimadas e o desmatamento serão amenizados significativamente. (Reformule a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As dicussões precisam estar mais relacionadas com o tema. Reestruture as ideias. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 20
Nível 2 Nota 50
Nível 3 Nota 100
Nível 4 Nota 150
Nível 5 Nota 200


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