A partir século XVIII, com o advento da Revolução Industrial, um grande número de áreas florestais foi devastada no mundo visando ao estabelecimento de indústrias e habitações. O processo de urbanização, responsável pela atenuação dos territórios florestais, mostrou-se prejudicial à biosfera, sendo o recrudescimento de problemas ambientais um exemplo disso. A preservação da floresta amazônica, um dos biomas que contém mais biodiversidade no planeta, faz-se necessária não apenas por seu papel na contenção dessas problemáticas, como também por ser um habitat natural para diversas espécies animais. (Desenvolva de acordo com o tema proposto)
O aumento da presença de gases intensificadores do efeito estufa na atmosfera, ocasionado por ações antrópicas, mostra-se uma das problemáticas da sociedade contemporânea, tendo em vista o aumento da temperatura global gerado por tal fenômeno. O dióxido de carbono (CO2), um desses gases, é consumido por plantas no processo de fotossíntese, o que exprime a importância da preservação dessas na redução de intempéries climáticas, como o aquecimento global. Logo, para que a temperatura do planeta permaneça estável e, por conseguinte, a biosfera tenha condições de subsistir, é necessário que ocorra a proteção da Amazônia. (Como essa discussão se relaciona com o tema? Reformule)
Além disso, esse bioma é de extrema importância na manutenção do equilíbrio ecológico, uma vez que abriga grande diversidade de vida animal. Este conjunto, entretanto, é ameaçado quando a incidência de queimadas, como as ocorridas em agosto de 2019, aumenta na floresta, ocasionando a migração e morte de espécies nativas da região, as quais fomentam desequilíbrios ecológicos que, direta ou indiretamente, afetam a humanidade, uma vez que a cadeia alimentar detém relativa importância para a subsistência de alguns povos, como as populações ribeirinhas. Assim, é corroborada a tese da imprescindibilidade de preservação da Amazônia para a manutenção da estabilidade ecológica.
A floresta amazônica deve, assim, ser protegida. O reflorestamento de áreas devastadas dever ser providenciado por projetos do Ministério do Meio Ambiente, tendo em vista a importâncias dessas na atenuação de problemáticas ambientais. Estudos sobre o comportamento da cadeia alimentar da região, que analisem notificações de avistamento de animas fora de suas áreas de habitação, por exemplo, são necessários, visando a verificação do impacto das ações antrópicas na região e criação, com base em dados oriundos de tais pesquisas, de políticas ambientais mais eficientes. (Reestruture a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As dicussões precisam estar mais relacionadas com o tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 450 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |