O futuro é aqui - Banco de redações


Desmatamento e queimadas: a importância de preservar a floresta amazônica

Enviada em: 03/09/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No século XX, durante o período de vigência da ditadura militar em território brasileiro, vigorou uma política ambiental prejudicial ao meio ambiente, (Sem vírgula) que acarretou a expulsão de povos autóctones da região amazônica e o desmatamento nessa. A conscientização coletiva acerca da importância ecológica de florestas, propiciada pelo desenvolvimento de tecnologias de comunicação mais eficientes, suscitou a importância de políticas de preservação da Amazônia. A imprescindibilidade da existência destas advém tanto da importância dos territórios amazônicos para a manutenção do equilíbrio ecológico, um direito constitucional, quanto do potencial científico de seus recursos.

A Constituição Federal brasileira de 1988 garante o direito da população a um meio ambiente ecologicamente equilibrado. Nesse contexto, a preservação da floresta amazônica, que tem sob sua égide formas de vida animal e vegetal, mantém, por intermédio da evapotranspiração da água de sua flora, estável o índice pluviométrico da região e protege o solo da erosão, é essencial para que tanto a biodiversidade e o equilíbrio ecológico (Vírgula) quanto os princípios constitucionais sejam protegidos. Somado a isso, a função de tal floresta no impedimento do recrudescimento da presença de gases intensificadores do efeito estufa na atmosfera tornam-na fundamental no contexto atual de acentuados níveis de urbanização e industrialização, ressaltando a importância de sua preservação. (Como as discussões apresentadas nesse parágrafo se relacionam com o tema? Reformule)

Além disso, é indubitável que os bens naturais desse território podem propiciar à humanidade importantes descobertas científicas. A pesquisa das propriedades químicas de espécies da flora da localidade pode, por exemplo, propiciar a descoberta de produtos de utilidade medicinal, que impulsionariam a economia e a pesquisa científica nacional. Esse potencial, contudo, é ameaçado pelo desmatamento e pela erosão genética, advinda de limitações físicas ao contato entre distintas espécies de plantas, podendo ambos atenuarem a variabilidade genética dessas ou as extinguir. (Relacione as discussões com o tema proposto)

Para que a potência seja transformada em ato, entretanto, como ressaltou o filósofo grego Aristóteles, isto é, o potencial científico e ecológico da floresta seja aproveitado, é necessária uma causa externa, sendo esta a preservação da floresta amazônica. A Amazônia brasileira deve, portanto, ser protegida, sendo criadas políticas públicas, pelo Governo Federal, que incentivem tanto pesquisas científicas na região quanto o aumento da fiscalização da Amazônia, tendo em vista sua função ecológica e seu potencial científico. (Proposta superficial)

Comentários do corretor


As discussões precisam estar mais relacionadas com o tema proposto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200