A floresta amazônica pede socorro - Banco de redações


Desmatamento e queimadas: a importância de preservar a floresta amazônica

Enviada em: 03/09/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A floresta amazônica é conhecida por ser a maior floresta tropical do planeta e por sua ampla diversidade de plantas e animais. A floresta que já foi chamada de "pulmão" do mundo, nos últimos dias vem sendo notícia nos principais jornais por sua triste destruição causada pelo fogo. Não há duvida, (Sem vírgula) de que salvar a floresta se tornou tema de discussão em todo lugar. Líderes mundiais se reuniram em prol da Amazônia, enviando ajuda de custos para acabar com as queimadas e também pressionando o governo brasileiro para uma solução. (Reestruture as discussões iniciais e formule a tese)

De fato,salvar a Amazônia deveria ser o principal objetivo no momento. Já passam de 30 mil focos de incêndio, já são muitas espécies de animais e árvores sendo destruídas pelo fogo.As cidades mais próximas da floresta estão sofrendo com a fumaça presente no ar. Pesquisas mostram que vestígios da poluição causada pelas queimadas, (Sem vírgula) foram carregados pelo vento e já se encontram em São Paulo. Isto mostra que a preservação da floresta não atinge somente suas proximidades. (Reestruture e articule mais as ideias apresentadas)

A floresta amazônica como um grande reator para o equilíbrio da estabilidade ambiental do planeta, que já é bastante ameaçada (Melhore a construção de sentido). As queimadas além de destruir as árvores, nossas (Evite ideia de primeira pessoa) fontes de oxigênio, liberam uma enorme quantidade de dióxido de carbono para o ar, sendo extremamente prejudicial à camada de ozônio. A floresta também é rica em plantas medicinais, estudos apontam que ainda há milhares de plantas não descobertas, e que ainda há muito que se avançar nesse quesito. (As ideias precisam ser mais articuladas, pois a abordagem está superficial)

Desse modo, é evidente de que a conscientização da população, a educação e o respeito pela floresta precisam melhorar. Campanhas publicitárias devem ser feitas explicando o mal causado pelas queimadas e desmatamento. Todos os meios possíveis devem anunciar que a floresta deve viver. (Reformule a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes ao tema, porém o desenvolvimento está limitado. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200