Amazônia: o pulmão do mundo em chamas. - Banco de redações


Desmatamento e queimadas: a importância de preservar a floresta amazônica

Enviada em: 03/09/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Desde a revolução industrial o planeta tem transitado por drásticas mudanças ambientais, o meio ambiente tornou-se poluído por causa das fábricas e da produção em massa. Embora a floresta Amazônica seja a maior floresta tropical e possua uma vasta biodiversidade, a mesma (Use somente quando houver ideia de igualdade)(Sem vírgula) está sendo destruída pelo desmatamento e pelas queimadas. Para que haja a preservação da floresta é preciso combater o desmatamento e a ganância. (Reelabore as discussões iniciais)

Segundo, (Sem vírgula) o biólogo e cientista norte-americano Philip Feamside, sempre quando se desmata, há queimada, pois é uma maneira viável de se livrar de toda biomassa, além de ajudar na preparação do solo. Porém, tais queimadas a longo prazo podem destruir a vida do solo, já que a parte orgânica será prejudicada, criando-se uma dependência de adubos químicos para dar sequência aos cultivos. (Desenvolvimento limitado. Reestruture as discussões)

Ademais, a ganância tem aumentado os números de desmatamento, conforme disse o pesquisador e coordenador do Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Alberto Waingort Setzer, todas as queimadas na Amazônia são de origem humana e elas podem ser propositais ou acidentais. Assim, a queimada proposital é realizada para a limpeza e preparação da área, para a pecuária e a agropecuária . Logo, a queimada acidental, (Sem vírgula) provém de razões naturais como: estiagem, temperatura, umidade relativa do ar comprometida e/ou ausência de chuva. (Reelabore e articule mais as ideias apresentadas)

Em suma, diante do grande número de desmatamento e queimadas, é preciso que o governo juntamente com o Ministério do Meio Ambiente tome medidas que possam preservar a floresta Amazônica. Tais como: a fiscalização mais rigorosa e com punições àqueles indivíduos que estiverem descumprindo as leis, ocasionando o pagamento de multa, o reflorestamento das áreas devastadas e a prisão em casos mais graves. Para que assim, (Sem vírgula) a floresta a qual é considerada o pulmão do mundo, seja preservada, e que sua imensa flora e fauna não sejam extintas. Assim, a ação iniciada no presente, (Sem vírgula) é capaz de modificar o futuro de toda a sociedade brasileira. (Reelabore a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, porém limitadas e pouco articuladas. Reestruture as ideias. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200