Meio Ambiente: Um direito violado. - Banco de redações


Desmatamento e queimadas: a importância de preservar a floresta amazônica

Enviada em: 03/09/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Segundo a Constituição brasileira, todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado (Reformule essa ideia). Entretanto, no Brasil, há falhas no princípio de isomeria (Como assim?) no que tange as medidas para combater os problemas de desmatamento e queimadas na floresta amazônica. Dentre as principais causas pode-se citar: o descaço na fiscalização e punimento por parte do Governo (Vírgula) e a procura pelo lucro por parte das empresas. (Reestruture as discussões iniciais)

Primeiramente, cabe-se cabe pontuar, (Sem vírgula) os casos recentes de desmatamentos na região amazônica no país e o desleixo por parte do Governo no que se diz a punição (Melhore a construção de sentido). De acordo com Montesquieu, filósofo francês, “o importante em um país não é a criação de boas leis, mas o cumprimento das leis já existentes”, entretanto, no Brasil isto não acontece, prova disto, (Sem vírgula) são os inúmeros casos de queimadas criminosas na floresta brasileira. Segundo a reportagem do site G1, do dia dois de setembro de 2019, (Melhore a construção de sentido) o número de focos de queimadas foram 1.514 no bioma Amazônia, de acordo com o sistema de monitoramento de focos ativos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, entretanto poucas são as ações por parte do Governo para diminuição destas queimadas. (Reestruture as discussões. Delimite os argumentos)

Ademais, é necessário também ressaltar a busca dos agropecuários, que desmatam a vegetação para criação de gado, pelo lucro excessivo. Conforme a terceira lei de Newton, toda ação tem uma reação, pode-se ver aplicada está esta lei no que se diz as grandes áreas devastadas para a agropecuária, de acordo com o estudo feito pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia, em 2016, a Pecuária é responsável por 65% do desmatamento da Amazônia, e se continuarem a devastação a consequência será os diversos prejuízos como ambientais ao país como a diminuição das chuva, em conformidade com o estudo feiro feito da Universidade de Leeds, na Inglaterra, e do Centro de Ecologia e Hidrologia do Conselho de pesquisa Ambiental Britânico, no ano de 2012, com o desmatamento da floresta Amazônica ocorrerá uma redução das chuvas nos trópicos em regiões próximas à Amazônia, como Paraguai, Argentina, Uruguai e sul do Brasil. Estimativas desse estudo apontam que a destruição da floresta pode reduzir as chuvas na Amazônia em 21% (Vírgula) até 2050, durante o período de seca. (Muitas informações. Delimite e articule mais as ideias)

Diante do exposto, faz-se necessário a atuação do Ministério Ambiental, por meio do IBAMA, deve (Problemas na construção de sentido) fazer fiscalizações semestrais nas áreas mais desmatadas para que não cresça a destruição na floresta com o auxílio da polícia Federal para que, caso necessário, prenda os devastadores, tendo em vista que o desmatamento ambiental é um crime previsto na Constituição.Com tais implementações este problema poderá se tornar uma mazela passada na história do Brasil. (Reformule a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


As discussões são muitas, porém as ideias foram pouco articuladas. Reestruture. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     550


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200