Considerada patrimônio da humanidade e candidata a umas das 7 maravilhas do mundo, a Amazônia está em perigo por causa dos desmatamentos e queimadas. Ela possui uma variedade de plantas que são importantes para a formação econômico-farmacêuticamente (Melhore a construção de sentido), mas tem perdido cada vez mais a flora. (Reformule as discussões iniciais e formule a tese)
A floresta tropical presente no Amazonas é devastada em prol da pecuária. O que ocorre é que pecuaristas incendeiam e matam animais para depois formarem uma fazenda e criar bois. As consequências são perda da fauna e da flora. A floresta é responsável por grande parte do oxigênio no planeta, portanto é uma questão de saúde pública cuidar dela para não haver problemas do trato respiratório nessa e nas futuras gerações. (Desenvolvimento limitado das discussões. Reestruture)
Ademais, um dos exemplos referente a flora é a planta carqueja que alivia problemas de digestão. Essa e uma infinidade de outras plantas como as que ainda nem foram descobertas estão em risco de desaparecer. O "flora brasilienses" (Vírgula) uma obra de Philipp Von Martius, botânico Alemão, cataloga mais de 20 mil variedades de plantas com benefícios medicinais, alimentícios e tantos outros, essa é a importância da Amazônia para o mundo, política, econômica, estratégica e de saúde. (Delimite e articule mais as ideias apresentadas)
A região amazônica está ameaçada pelas queimadas e o desmatamento. O Presidente Jair Messias Bolsonaro, (Sem vírgula) enviou tropas para ter um controle maior sobre o desmatamento, mas ainda é preciso de apoio internacional, pois essa responsabilidade é de todo o mundo. E por meio da conscientização, estudos e benefícios financeiros os países podem cooperar com o Brasil. (Apresente a proposta de intervenção. Reformule)
Comentários do corretor
As discussões apresentadas estão superficiais. Delimite e articule mais as ideias. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |