A Amazônia é o maior bioma terrestre do Brasil, ocupando grande parte da bacia hidrográfica da América do sul. Algumas das florestas abrangem também o território exterior de países vizinhos, como no caso da Venezuela, Peru, Chile, Guiana e outros. (Desenvolva mais as discussões do parágrafo de introdução. Apresente a tese)
Atualmente, muito se tem discutido sobre as consequências do desmatamento e das queimadas interferindo no meio ambiental. Convém lembrar, (Sem vírgula) que esta não é uma novidade recente e que segundo dados do INEP (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais), (Sem vírgula) as queimadas enfrentadas hoje é uma das piores desde os últimos sete anos. Apesar da problemática, de fato, ser uma questão antiga não existiu medidas suficientes que barrassem o problema, fazendo ele crescer ainda mais ao longo dos anos. (Abordagem superficial do tema. Reestruture e desenvolva mais os argumentos)
Além disso, o tempo seco também contribui bastante para que o fogo se espalhe - mesmo que esse não o torne principal fator da situação. De acordo com o Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Sales, a maioria dos incêndios são criminosos, ou seja, causados pela ação do homem, por empresas privadas ou não, que optam por não respeitar o código florestal, matando a natureza e todos que fazem parte dela. (Desenvolvimento superficial das discussões)
Portanto, é necessário que o governo invista mais na política ambiental, criando leis e projetos que incentivem a fiscalização efetiva dessas áreas para que problemas como esse não venham mais a acontecer. Dessa forma, talvez, os dados possam abaixar em um futuro próximo. (Reformule a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Reestruture e delimite os argumentos. Desenvolva mais as ideias apresentadas. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 400 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |