Promulgada pela ONU (Organização das Nações Unidas), em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos garante a todos os indivíduos o direito à segurança e ao bem-estar social. Conquanto a incidência do desmatamento e das queimadas impossibilita que essa parcela da população desfrute desse direito universal na prática (Relacione mais essa ideia com o tema). Nessa perspectiva , esses desafios (Deixe evidente quais são esses desafios) devem ser superados de imediato para que uma sociedade integrada seja alcançada.
A educação é um fator principal no desenvolvimento de um país. Hodiernamente, ocupando a nona posição na economia mundial, seria racional acreditar que o Brasil possui um sistema de ensino público eficiente. Contudo, a realidade é justamente o oposto e o resultado desse contraste é claramente refletido na destruição. Como já dizia Confúcio: '' saber o que é correto e não o fazer é falta de coragem''. Faz-se imprescindível , portanto, uma mudança na maneira de agir da sociedade. (Como a discussão apresentada nesse parágrafo se relaciona com o tema? Reflita e reestruture)
Outrossim, destaca-se a a falta de informação da sociedade como impulsionadora do problema. De acordo com o sociólogo Émile Durkheim , o fato social é uma maneira de agir e de pensar , dotada de generalidade, coercitividade e exterioridade. Diante de tal contexto, fica claro que se não houver preservação , os índices de destruição aumentarão e causará causarão danos para a população. (Desenvolvimento limitado)
Em síntese, medidas são necessárias capazes (Melhore a construção de sentido) de mitigar essa problemática. Como já foi dito pelo pedagogo Paulo Freire, a educação transforma as pessoas e essas mudam o mundo, logo, o governo, em parceria com o ministério de Educação (MEC), deve financiar projetos educacionais em escolas, através de uma ampla divulgação mediática que inclua entrevistas em jornais e debates entre professores e alunos. Nesse sentido, o intuido de tal medida, (Sem vírgula) deve ser a erradiação do desmatamento e das queimadas. Ação iniciada no presente é capaz de mudar o futuro de toda sociedade brasileira. (Reformule a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam estar mais relacionadas com o tema. Reformule e delimite os argumentos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 450 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |