Crise Econômica e Corrupção: Um reflexo da fome no Brasil - Banco de redações


Fome: um retrato da desigualdade social no Brasil

Enviada em: 22/08/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

De acordo com o relatório internacional divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 2018, o número de brasileiros que passam fome chegou a 5,2 milhões de habitantes, um número maior que a população de nosso (Evite ideia de primeira pessoa) país vizinho Uruguai. As regiões mais afetadas pela fome são o Nordeste e Norte do país. São reflexos desse número a crise econômica enfrentada pelo país nos últimos anos, que culminou com a alta do desemprego e o congelamento em investimentos, e a corrupção envolvendo políticos e empresários. (Reestruture as discussões apresentadas)


Com a crise econômica que se alastrou pelo país nos últimos anos, o desemprego atingiu valores alarmantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), esse número chegou 13,2 milhões de habitantes. Em consequência desses números ouvi houve um aumento na taxa da pobreza, o que consequentemente contribuiu para o aumento da fome no país. (Desenvolva mais as discussões apresentadas)

Ainda, devido a corrupção envolvendo políticos e empresários, ao qual deixou um rombo de bilhões aos cofres públicos e quebrou dezenas de empresas, o país acumulou uma dívida altíssima, que culminou com uma plano de congelamento dos investimentos, a fim de controlar os gastos públicos e assim reduzir a dívida. Isso prejudicou os programas sociais, (Sem vírgula) de desenvolvimento econômico e tecnológico, afetando diretamente os mais pobres, que já carecem de necessidades básicas, tais como, (Sem vírgula) saneamento básico. (Desenvolvimento superficial das discussões apresentadas)

Por outro lado, os planos de governos anteriores já haviam conseguido reduzir de forma significativa a fome no país, através de programas sociais, como, por exemplo, o bolsa escola (?). Entretanto, como exposto pelo compositor Flávio Leandro em uma de suas músicas, "não, eu não quero enchentes de caridade, só quero chuva de honestidade", é possível entender que apesar dos programas sociais a corrupção afetou diretamente a vida das pessoas, em geral os mais pobres, e o reflexo dela é a real situação em que vive-se se vive hoje. 

Os programas sociais já foram um grande passo na resolução do problema da fome, porém se faz necessário outras abordagens. Assim, faz-se necessário que os Ministérios da Economia e da Agricultura destinem maiores investimentos em tecnologia para a agricultura familiar, principalmente para a população da zona rural, com objetivo de fornecer o sustento próprio dessa população, através do consumo e comércio dos alimentos fabricados. Ainda, é necessário, por meio do Ministério do Trabalho o incentivo ao empreendedorismo, através de investimentos financeiros e educacional, a fim de reduzir o desemprego, a pobreza e melhorar a economia do país. Por fim, cabe a população a escolha de representantes que trabalhem para o povo e não em benefício próprio. Dessa forma, será possível reduzir os índices da fome, (Sem vírgula) e garantir a dignidade da pessoa humana, como descrito na Constituição Federal. (Reestruture e delimite a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reelaboradas, delimitadas e mais articuladas para evitar um desenvolvimento superficial e garantir a progressão de sentido. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200