Fome nas famílias brasileiras - Banco de redações


Fome: um retrato da desigualdade social no Brasil

Enviada em: 22/08/2019

Status:

Corrigida
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A escritora alemã Herta Muller diz que não há palavras adequadas para o sofrimento causado pela fome. Em pleno século XXI, o Brasil sendo um país nomeado por suas grandes exportações é um dos quais possui um índice de de fome e miséria altíssimos. A falta de alimentos na mesa de diversas famílias é um problema que tem assolado os brasileiros. (Desenvolva mais as discussões apresentadas e elabore a tese)

Não descarta-se as melhorias que foram feitas nos últimos anos, o Jornal Folha de São Paulo em uma reportagem publicada em julho deste ano mostra que o índice de desnutridos caiu de 4,6% no período de 2004-2006 para menos de 2,5% entre 2016 e 2018. Porém o sistema público tem sido falho quando se trata de disponibilizar as verbas destinadas a população. A desigualdade é gritante, enquanto uns têm até mais do que precisam, outros não têm acesso nem mesmo ao básico. (Reestruture as discussões apresentadas. Abordagem superficial)

Com a fome diária em certas regiões, o índice de IDH (Desenvolva a sigla) acaba decaindo, crianças e idosos morrem por causa da falta de nutrientes necessários ao no corpo. No caso das crianças não conseguem nem mesmo ir à escola, pois há também a falta da merenda (Reveja essa discussão). O grande mal é que o país tem produzido muito, mas nestes locais onde há uma necessidade extrema de alimento, (Sem vírgula) as famílias não conseguem adquirir principalmente pela falta de dinheiro. (Abordagem superficial)

Conclui-se que é necessário a criação de novos meios para erradicar a fome no Brasil. A criação de mais projetos sociais, criação de novas leis para que a distribuição dos alimentos seja fiscalizada e chegue as casas das famílias brasileiras. Cabe também aos Estados retomarem as atividades de restaurantes populares, que eram oferecidos nas campanhas de Fome Zero, para assim conseguir levar alimentação ao maior número de pessoas possíveis. (Proposta de intervenção  superficial. Reformule)








 

Comentários do corretor


As discussões apresentadas são pertinentes, no entanto precisam ser mais articuladas. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200