A fome mundial - Banco de redações


Fome: um retrato da desigualdade social no Brasil

Enviada em: 22/08/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A fome é a realidade de milhões de pessoas. Uma desigualdade social que aterroriza grande parte da população mundial. E isso se deve não pelo fato de que não há alimento, mas sim porque elas não tem condições de pagarem para tê-lo em sua casa. A produção de alimentos é boníssima, tanto que chega a sobrar causando, muitas vezes, desperdício. O grande motivo é o dinheiro. (Desenvolva as discussões de acordo com o contexto brasileiro)

Essas pessoas, normalmente, são desprovidas de saúde, educação e consequentemente de emprego. O que gera então a falta de alimentos em seus lares. Isso é desarmônico, frustrante e vergonhoso, principalmente para países com estrutura e riquezas que poderiam se mover em prol de situações como esta. (Desenvolvimento superficial das discussões)

Mesmo com o mundo produzindo comida suficiente para as 8 milhões de pessoas existentes no mundo (Mehore a construção de sentido), a cada 1 minuto alguém morre de fome (Cadê a fonte?). Crianças desnutridas, pais e mães morrendo sem a chance de dar um pedaço de pão ou água para seus filhos. Isso deveria ser inaceitável, deplorável e lastimável. Mas o que se vê cada vez mais é o contrário disso. Os governos fecham seus olhos, se viram para essas situações como se não existissem, ignoram os mais pobres e nos seus chamados por ajuda e só pensam na glória para eles mesmos. (Evite esse tipo de construção. Reelabore as ideias apresentadas)

A economia do país é muito importante para que isso não venha acontecer, pois assim, (Sem vírgula) empregos são formados, famílias saem das ruas e conseguem se reerguer, saindo da pobreza extrema. Portanto, é relevante que as organizações responsáveis se comovam e se mobilizem facilitando a vida desses seres que são tão humanos quanto qualquer outro. Parte importante deste processo é escutar o povo afetado para compreender os impactos da fome e pobreza na região e, assim, bolar formas e projetos completos e efetivos. (Reelabore as discussões apresentadas. Reestruture a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e mais articuladas, pois a abordagem está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200