Desigualdade social uma realidade brasileira - Banco de redações


Fome: um retrato da desigualdade social no Brasil

Enviada em: 22/08/2019

Status:

Corrigida
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Segundo a teoria de Thomas Malthus, filósofo inglês no século XIX, a produção de alimentos crescia em progressão aritmética, enquanto o aumento da população crescia em progressão geométrica (Vírgula) o que resultaria em fome e miséria. Ademais, com a Revolução Verde, as práticas agrícolas foram aperfeiçoadas com o incremento da tecnologia na produção, assim contrariando a teoria de Malthus que se tornou obsoleta. No entanto, o cenário da fome ainda perdura na sociedade brasileira, (Sem vírgula) devido as disparidades socioeconômicas e a ausência de políticas públicas eficazes. 

Primeiramente, de acordo com o filósofo inglês, (Sem vírgula) John Locke, o contrato social entre o Estado e a sociedade é fundamental, uma vez que o primeiro garanta os direitos humanos essenciais para sobrevivência da população. Todavia, a realidade brasileira é divergente à teoria do cientista inglês, visto que o aumento da desigualdade e a situação de famílias em extrema pobreza têm aumentado nos últimos anos. Segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) são mais de 800 milhões de pessoas em situação de miséria no país, sem acesso as mínimas condições dignas de sobrevivência. Esse estudo comprova a ausência do poder do Estado e a necessidade de investimentos para garantia das necessidades básicas de pessoas que não possuem recursos para se manterem. (Delimite e articule mais os argumentos)

Além disso, a desigualdade social no país é alarmante, fator que contribui ainda mais para fome e miséria como realidade para muitas famílias. Durante o período colonial as terras e os títulos de nobreza eram vendidos a preços exorbitantes, ou seja, somente quem possuía um elevado poder aquisitivo e que estava nas classes altas da burguesia na época era que conseguia comprar um latifúndio para plantar e colher. Tal realidade da história do país ainda reflete na atualidade, na qual a concentração de terras é evidente e fortalece a falta de acesso à terra para pessoas que não possuem condições de comprá-la. Outro fator importante, (Sem vírgula) é a diferença da renda no país e os efeitos negativos da crise financeira, como o desemprego que maltratam ainda mais a população. (Como as discussões apresentadas se relacionam com o tema? Reflita e reestruture as ideias)

É evidente, portanto, a desigualdade social brasileira, logo é necessário o estabelecimento de medidas para combater esse estigma no país. Ademais, a participação do Poder Público, por meio de investimentos em políticas públicas que garantam as necessidades diárias de famílias em extrema pobreza  (Vírgula) contribuirá para o fim da fome na sociedade. Outrossim, a criação de projetos com o incentivo à agricultura familiar, através da disponibilização de verbas pelo Estado (Vírgula) amenizará a falta de acesso ao alimento, pois esse setor cultiva plantações para o abastecimento interno das cidades e estados. Logo, tais medidas aliadas irão garantir os direitos humanos necessários para uma vida digna dos brasileiros. 


 

Comentários do corretor


As discussões apresentadas ao longo do texto precisam ser delimitadas. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200