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Fome: um retrato da desigualdade social no Brasil

Enviada em: 22/08/2019

Status:

Corrigida
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Chicó e João Grilo, nordestinos pobres que "trabalham por dois pelo preço de um", trocam seus pratos de comida pela tigela da cachorra de sua chefe; (Ponto final) Posteriormente, o animal - acostumado com comidas de qualidade segundo "sua classe", morre devido a uma susposta intoxicação alimentar causada pela "gororoba" que somente os pobres comiam. Nesta cena do filme "O Auto da Compadecida", a comida se torna retrato da desigualdade social. Durante o filme nota-se que, apesar do esforço, o salário que recebem é baixo refletindo que a renda se mostra influente sobre o problema da fome na sociedade brasileira. (As discussões precisam estar mais relacionadas)

É sabido que o continente africano (Vírgula) em consequência de sua pobreza (Vírgula) apresenta os maiores índices de fome do mundo, entretanto para avaliar exemplos desses casos não é necessário ir tão longe. Atualmente, na cidade de Fortaleza, Ceará, segundo levantamentos da prefeitura sobre o Cadastro Único - ferramenta do Governo Federal que mensura famílias de baixa renda para devido auxílio - o número de famílias em situação de pobreza extrema excede os 200 mil. Nesse cenário, com o poder aquisitivo limitado a fome passa a ser consequência determinante na vida desses brasileiros. Ademais, o desemprego atua como um agravante para a estagnação das rendas familiares.

Em segunda análise, a alimentação também influencia na atuação dos jovens no âmbito da aprendizagem. Assim, é possível observar que a ausência de reservas energéticas impossibilita o corpo de finalizar processos biológicos com qualidade, como por exemplo, a oxigenação dos músculos e cérebro. Nessa conjuntura, é possível observar que interferindo na formação educacional, a fome se torna outro obstáculo - além do desemprego - quanto à tentativa de melhoria de vida. (Articule mais as ideias)

Urge, portanto, a ação do Ministério da Economia por meio de medidas públicas e fornecimento de empréstimos para a abertura de negócios e, consequentemente, maior geração de empregos, para aumentar a renda familiar dos brasileiros e reduzir casos de pobreza extrema. Ademais, enquanto o quadro não é revertido, a manutenção da distribuição de comida nas escolas ainda é necessária. Dessa forma, "um" poderá trabalhar, comer e estudar "por apenas um", reduzindo espaços a desigualdades. (Reelabore a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam estar mais articuladas. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200