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Fome: um retrato da desigualdade social no Brasil

Enviada em: 22/08/2019

Status:

Corrigida
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"O importante não é viver, mas viver bem". Segundo Platão a qualidade de vida tem tamanha importância de modo que ultrapassa o da própria existência. Entretanto, essa não é uma realidade para boa parte da população Brasileira, (Sem vírgula) que passam fome em pleno século XXI. Tal questão precisa ser combatida, seja pela garantia dos direitos, seja pela melhor distribuição de renda. (Desenvolva as discussões iniciais)

Primeiramente, vale ressaltar que embora a Constituição Federal de 1988 assegure no artigo 6 º o direito básico a alimentação, na prática esse direito não vem sendo aplicado com ênfase. Tal fato pode ser comprovado pelo relatório feito pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), mostrou que existe cerca de 5,2 milhões de pessoas famintas (Problemas na construção de sentido). Desse modo evidencia-se que direitos fundamentais vêm sendo violados e precisam ser efetivados na prática. (Desenvolva mais as discussões apresentadas)

Ademais, é inegável que a má distribuição de renda esteja entre as causas da problemática. De acordo com a teoria Malthusiana elaborada por Thomas Robert, a população cresceria de forma acelerada superando a oferta de alimentos, causando a fome e a miséria. Contudo, esse pensamento é considerado absoleto obsoleto, visto que segundo o (FAO) o Brasil é o 3 º maior produtor de alimento do mundo, e mesmo assim, (Sem vírgula) temos esse número alarmante de indivíduos que necessitam da alimentação. (Reestruture e articule mais as discussões apresentadas)

Portanto, torna-se evidente a necessidade de uma tomada de medidas que aproximem essas duas realidades. Cabe ao governo criar programas visando a inclusão dessa população em empregos, para que se tenham uma renda e remuneração digna. Além disso, reestruturar os programas já existentes como o Bolsa Família e o Fome Zero, destinando mais verbas. Ademais a sociedade deve ajudar com doações através de ONG'ss. Só assim, (Sem vírgula) esses indivíduos não apenas viverão, mas viverão bem.

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e mais articuladas, pois o desenvolvimento das ideias está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200