Fome: Um Reflexo da Desigualdade - Banco de redações


Fome: um retrato da desigualdade social no Brasil

Enviada em: 21/08/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Desde o iluminismo, (Sem vírgula) entende-se que uma sociedade que propéra (?), (Sem vírgula) é uma sociedade que se preocupa com o problema do próximo. No Brasil esse ideal consta na teoria, mas não na prática, um reflexo disso é a má distribuição de renda, enquanto uns acumulam fortunas, outros não conseguem nem o suficiente para se alimentar (Reelabore essa construção). Nessa perspectiva, esses desafios devem ser superados de imediato para que uma sociedade mais integrada seja alcançada. 

Hodiernamente, seria racional acreditar que, ocupando a nona posição na economia mundial, o Brasil não sofreria com este problema. Mas a realidade é justamente o oposto. Segundo o portal de notícias G1, só em Fortaleza existem cerca de 204.177 famílias na extrema pobreza. Diante do exposto é lamentável a postura do Estado, (Sem vírgula) que não promove políticas visando mudar a realidade desta parcela da população. (Desenvolvimento superficial)

Faz-se mister, ainda (Vírgula) salientar o sistema no qual estamos (Evite ideia de primeira pessoa) inseridos, o capitalismo, como impulsionador do problema. Segundo Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, a falta de solidez nas relações sociais, políticas e economicas é característica da "modernidade liquida" vivida no século XXI. Nesse contexto, o acúmulo de riquezas se torna possível , consequentemente ampliando a desigualdade, além de promover o individualismo e a falta de empatia com quem passa por alguma necessidade. (Discussões superficiais. Reestruture as ideias)

Infere-se, portanto, que ainda há entraves na construção de políticas que busquem um mundo melhor. Dessa forma, urge que o Estado, por meio de reformas, promova políticas de redistribuição de renda, estipulando um teto salarial geral, para qualquer profissão, assim os efeitos do capitalismo podem ser amenizados. Dessa maneira, o Brasil pode superar a fome e desigualdade. (Reelabore a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reelaboradas e mais articuladas, de modo a evitar um desenvolvimento superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 20 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
NOTA FINAL:     470


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200