Saco vazio não para em pé - Banco de redações


Fome: um retrato da desigualdade social no Brasil

Enviada em: 21/08/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Rachel de Queiroz, em sua obra ``O Quinze´´, retrata a história da forte seca no estado do Ceará no ano de 1915 (Vírgula) marcada pela escassez de alimentos. Apesar de ser uma obra fictícia, (Sem vírgula) assemelha-se na questão atual da fome no Brasil. Entretanto, mesmo com os avanços sociais e econômicos essa problemática ainda persiste, ficando clara assim a necessidade de alterações. (Reestruture e desenvolva mais as discussões iniciais)

Em primeiro lugar, cabe destacar a má distribuição de renda. Mesmo que o Brasil tenha saído do mapa da fome em 2014, não foi o suficiente para diminuir a desigualdade que permear até hoje. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cerca de 7 milhões de pessoas passam fome no país. Porém, não é pela falta de alimentos, e sim, (Sem vírgula) pela falta de dinheiro, pois não tem como comprá-los. Devido a isso, há consequentemente, (Sem vírgula)  casos de desnutrição, doenças epidêmicas e até mesmo emigrações oriundas do desemprego. (Reelabore as discussões apresentadas nesse parágrafo para garantir a progressão de ideias)

Em Contrapartida, há grande extensão territorial, (Sem vírgula) cuja agricultura é muito desenvolvida (Vírgula) fazendo com que o Brasil seja um dos maiores exportadores do mundo. Historicamente, o país já exportava produtos para outras nações, como por exemplo, o Pau-brasil, cacau, algodão, entre outros. Prejudicando dessa forma, (Sem vírgula) a distribuição de alimentos em todo seu território. Contudo, problemas naturais como as secas e inundações corroboram para que o setor agrícola entre em declínio e, posteriormente, agrave mais o cenário da fome. (Reestruture as discussões apresentadas)

Fica evidente, portanto, que medidas devem ser tomadas para diminuir a fome no Brasil. Cabe ao governo (Vírgula) especialmente ao Ministério da Cidadania, investir por meio de verbas públicas na distribuição de cestas básicas para famílias carentes a curto prazo (Vírgula) e a longo prazo geração de empregos para aumentar a renda familiar.Também alertar por meios de campanhas publicitárias junto com a mídia sobre o enorme desperdício de comidas e de como evitá-las. Ademais, por meio de leis, estabeleçam medidas que haja equilíbrio na exportação dos produtos sem prejudicar a economia do país, (Melhore a construção de sentido) visando a chegada de mais alimentos na mesa dos brasileiros. Só assim, (Sem vírgula) essa problemática será vivenciada apenas na ficção. (Reelabore a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, mas precisam ser delimitadas e mais articuladas para garantir a progressão de sentido. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200