Fome: um problema social - Banco de redações


Fome: um retrato da desigualdade social no Brasil

Enviada em: 21/08/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A fome assola mais de cinco milhões de pessoas por todo o Brasil, ainda um número assustadoramente grande, entretanto é quatro vezes menor que valor das pesquisas dos anos 2000, quando havia cerca de 22 milhões de brasileiros vivendo na penúria, sem ter condições básicas de sobrevivência. Esse decaimento no número se deve a programas de auxílio financeiro e alimentício aos indivíduos de baixa ou nenhuma renda. (Reestruture e desenvolva mais as discussões iniciais)

A baixa renda é um dos motivos pelos quais muitos ainda passam fome, além da falta de oferta de emprego, superfaturamento dos produtos alimentícios e má distribuição destes. Muitos brasileiros não têm condições financeiras para comprar o essencial e básico da alimentação, (Sem vírgula) devido a baixa remuneração e a desvalorização de muitos empregos. A má distribuição salarial, provinda da falta de reconhecimento de algumas profissões e super reconhecimento de outras (Vírgula) causa a desigualdade social e diminui a qualidade de vida de indivíduos que passam horas em um trabalho para ter condições mínimas de sobrevivência. (Delimite as discussões)

Além da baixa renda, o superfaturamento dos produtos agrícolas e a má distribuição pelas regiões brasileiras fazem com que muitos destes alimentos estraguem por não haver quem compre ou por falta de renda dos consumidores e não cheguem até as famílias mais necessitados (Melhore a construção de sentido). O Brasil possui grande extensão territorial, terras muito férteis e uma boa localização geográfica, portanto percebe-se que não há, em muitos casos, falta de alimento, mas má distribuição destes e de renda entre os brasileiros, além da falta de oportunidade de plantar em terras que estão sem uso próximas às casas da população. (Desenvolvimento superficial das discussões)

Para sanar os problemas de alimentação no Brasil e no mundo, (Sem vírgula) criou-se a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), a qual tem como objetivo combater a fome e a pobreza (Vírgula) e tem como proposta desenvolver a agricultura de forma sustentável para alcançar este objetivo e preservar os recursos naturais. (Desenvolvimento superficial)

Para que a proposta seja executada, no Brasil, é necessário que haja também união entre o Ministério da Agriculta e do Meio Ambiente, a FAO e apoio governamental, visando utilizar formas mais baratas para o cultivo de alimento, como utilização de água da chuva estocada, húmus orgânico, produzidos com resíduos de legumes, verduras, frutas e vegetais, adubo orgânico com resíduos fecais bovinos, melhor distribuição dos produtos. Estas ações tornariam os produtos mais acessíveis à população brasileira e alcançariasm mais pessoas. Diminuindo ainda mais a pobreza e a fome no país.
 

 

Comentários do corretor


Delimite e articule mais as discussões desenvolvidas ao longo do texto, pois a abordagem está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200