A fome é um problema que é notoriamente ligado a desigualdade social, no qual países com índice de pobreza elevado são resultados de uma administração mal executada, sendo essa problemática muito recorrente em países da África, Ásia e América do Sul. Assim, pode-se afirmar que o Brasil parte dessa realidade, tendo em vista que 25,4% da população ainda vive na pobreza. (Reestruture e articule mais as discussões iniciais)
Convém lembrar que de acordo com a Constituição de 1998 toda a população brasileira tem o direito de se alimentar, contudo o país não consegue cumprir essa lei em virtude do constante aumento nos preços dos alimentos, ficando inviável para famílias de baixa renda, nas quais muitas das vezes vivem com menos de um salário mínimo, tornando-se a realidade de 204,177 famílias de Fortaleza. Outro fator existente que pode-se se pode mencionar é que em consequência da falta de alimento em sua casa, (Sem vírgula) diversas crianças chegam á escola apenas com o intuito de comer a merenda fornecida na instituição, sendo muitas vezes a única no dia. (Reestruture as discussões apresentadas. Delimite e articule mais as ideias)
Entretanto, o país vem conseguindo combater a problemática da fome, em comparação aos anos 2000 onde havia cerca de 1 bilhão de pessoas sem uma alimentação adequada, hoje são cerca de 820 milhões que vivem essa realidade, portanto nota-se um grande avanço (Melhore a construção de sentido). Toda via Todavia, os mecanismos utilizados no século XX (Essa discussão precisa ser mais articulada) não mostram resultados satisfatórios nos tempos atuais, tendo em vista que o problema da fome não é a quantidade de alimento produzido, mas sim do alto índice de desemprego que atingiu 13 milhões de pessoas, sendo o maior deste desde 2012, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). (Desenvolvimento superficial das discussões)
Em suma, o constante aumento dos preços dos alimentos juntamente com a taxa de desemprego auxiliam na propagação da fome no Brasil. Dessa forma, deve-se investir na estrutura econômica e social para que haja mais oportunidades para a população se especializar e engrenar no mercado de trabalho. Além disso, com o Ministério da Cidadania dando o apoio necessário para as famílias que realmente precisam dos benefícios, (Problemas na construção de sentido) para que a desigualdade social não venha ser um retrato constante mo Brasil.
Comentários do corretor
As ideias apresentadas ao longo do texto são pertinentes, no entanto precisam ser reelaboradas e mais articuladas. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 650 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |