A fome que passa despercebida - Banco de redações


Fome: um retrato da desigualdade social no Brasil

Enviada em: 19/08/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

De acordo com o artigo 6 da constituição brasileira, todo indivíduo tem direito a alimentação. No entanto o FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura) afirmou que cerca de 5,2 milhões de brasileiros passam e passaram fome em 2017 (Melhore a construção de sentido). São esses indivíduos os quais se encontram esquecidos em meio a diversos fatores que agravam a fome no país. (Reestruture e articule mais as discussões iniciais. Formule a tese)

O Brasil produz mais alimento do que o necessário para o consumo da população! (Ponto final) Em virtude desse fato é notório que o problema da fome não está da falta de alimento e sim em fatores como desastres naturais, conflitos armados e crises econômicas. Onde ambas, (Sem vírgula) deixam as pessoas em posição de vulnerabilidade e miséria, principalmente as que vivem nos estados mais carentes. É o caso das regiões norte e nordeste as que mais sofrem com a miséria, falta de emprego e fenômenos como a seca e as enchentes. (Delimite e articule mais os argumentos)

Outros aspectos a serem abordados é o desperdício de comida (Melhore a construção de sentido), que muitas vezes é descartada antes mesmo de chegar as prateleiras dos comércios, pelos agricultores quando o alimento esta em má qualidade (Problemas na construção de sentido). Fora as que vão para o lixo depois do preparo (Vírgula) os nominados restos. Assim toneladas de alimentos vão parar nos lixões que poderiam perfeitamente suprir a necessidade de quem passa fome no país. Além do mais a falta de emprego (Vírgula) a pobreza e a fome andam juntas agravando mais a desigualdade no mundo. (Reestruture as discussões apresentadas)

Portando (Vírgula) para erradicar a fome, deve-se dar apoio e solidariedade a famílias que sofrem com os fenômenos naturais. Prover empregos e educação de qualidade principalmente para as regiões que se encontram na miséria, além de investir na agricultura de qualidade para consequentemente ter alimentos de qualidade e evitar desperdício. Conscientizar as pessoas desses problemas, (Sem vírgula) pode abrir os olhos pra (Marca de oralidade) um causa muitas vezes esquecida que impede o Brasil de se tornar um país com fome zero, e garantir o direito de alimentação a todos. (Reelabore e articule mais a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


As discussões abordadas ao longo do texto são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais articuladas, pois a abordagem está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200