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Fome: um retrato da desigualdade social no Brasil

Enviada em: 18/08/2019

Status:

Corrigida
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No filme “O Auto da Compadecida” os personagens João Grilo e Chicó sofrem com a fome que desola o sertão da Paraíba. Diante disso, compreende-se que desde os anos 1930 a fome no território brasileiro é tema indubitavelmente efetivo (Essa ideia precisa estar mais relacionada com as discussões). Portanto, intervenções se fazem necessárias para resolver a questão. Assim como na obra, a fome se dissemina não apenas por falta de alimentos, mas, principalmente (Vírgula) por falta de abastecimento e distribuição de alimentos. A negação de políticas públicas é uma causa. (Reestruture a construção de sentido das discussões iniciais)

Ademais, a extrema pobreza – reflexo de uma sociedade excludente e resultado de uma imensa desigualdade – é empecilho para que a problemática da fome tenha uma resolução plena. Posto que, apesar da diminuição substancial da fome – em meados dos anos 2000 cerca de 10,7% da população constava na taxa de desnutrição (Vírgula) e já a partir de 2004 estavam menos de 5%, segundo a ONU (Desenvolva a sigla) – o número de pessoas que passam fome no Brasil ainda é alto. As consequências não cessam a partir de uma pequena renda mensal, pois, (Sem vírgula) a falta de informação e educação nutricional implica a ingestão de alimentos insalubres e de pouco ou nenhum valor nutritivo. (Desenvolvimento superficial das discussões)

Portanto, medidas devem ser tomadas para resolver o impasse. Cabe ao Ministério da Cidadania aprimorar os serviços do Cadastro Único para que os programas sociais de transferência de renda alcancem o maior número de famílias em situação de extrema pobreza, que sejam devidamente efetuados e reajustados de acordo com a inflação. Do mesmo modo que a Secretaria de Agricultura Familiar atue nos campos agrícolas brasileiros para realizar distribuição de alimentos e refeições em restaurantes populares, podendo agir em parceria com o setor privado porque a fome não beneficia ninguém. Finalmente, com tais implementações a fome no Brasil virá a ser uma mazela passada na história de nosso (Evite ideia de primeira pessoa) país. (Reformule a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e mais articuladas, tendo em vista que o desenvolvimento está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200