No filme “O Auto da Compadecida” os personagens João Grilo e Chicó sofrem com a fome que desola o sertão da Paraíba. Diante disso, compreende-se que desde os anos 1930 a fome no território brasileiro é tema indubitavelmente efetivo (Essa ideia precisa estar mais relacionada com as discussões). Portanto, intervenções se fazem necessárias para resolver a questão. Assim como na obra, a fome se dissemina não apenas por falta de alimentos, mas, principalmente (Vírgula) por falta de abastecimento e distribuição de alimentos. A negação de políticas públicas é uma causa. (Reestruture a construção de sentido das discussões iniciais)
Ademais, a extrema pobreza – reflexo de uma sociedade excludente e resultado de uma imensa desigualdade – é empecilho para que a problemática da fome tenha uma resolução plena. Posto que, apesar da diminuição substancial da fome – em meados dos anos 2000 cerca de 10,7% da população constava na taxa de desnutrição (Vírgula) e já a partir de 2004 estavam menos de 5%, segundo a ONU (Desenvolva a sigla) – o número de pessoas que passam fome no Brasil ainda é alto. As consequências não cessam a partir de uma pequena renda mensal, pois, (Sem vírgula) a falta de informação e educação nutricional implica a ingestão de alimentos insalubres e de pouco ou nenhum valor nutritivo. (Desenvolvimento superficial das discussões)
Portanto, medidas devem ser tomadas para resolver o impasse. Cabe ao Ministério da Cidadania aprimorar os serviços do Cadastro Único para que os programas sociais de transferência de renda alcancem o maior número de famílias em situação de extrema pobreza, que sejam devidamente efetuados e reajustados de acordo com a inflação. Do mesmo modo que a Secretaria de Agricultura Familiar atue nos campos agrícolas brasileiros para realizar distribuição de alimentos e refeições em restaurantes populares, podendo agir em parceria com o setor privado porque a fome não beneficia ninguém. Finalmente, com tais implementações a fome no Brasil virá a ser uma mazela passada na história de nosso (Evite ideia de primeira pessoa) país. (Reformule a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e mais articuladas, tendo em vista que o desenvolvimento está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |