Política: a principal causa da fome e desigualdade social no Brasil - Banco de redações


Fome: um retrato da desigualdade social no Brasil

Enviada em: 18/08/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A Declaração Universal de Diretos Humanos determina em seu Artigo 25, entre outros princípios, que toda pessoa “tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis”. No entanto (Vírgula) hodiernamente no Brasil, esses direitos na prática estão bem longe da realidade. (Desenvolva mais as discussões iniciais)

Além disso (Vírgula) no Artigo 6 da Constituição da República Federativa do Brasil, temos (Evite ideia de primeira pessoa) a lei: “são direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança...”. Mas a realidade contradiz a Constituição, porque temos (Evite ideia de primeira pessoa) tido políticos que não agiram de maneira consciente pelo interesse público, mas sim pelo interesse que manda seu próprio bolso e sua ganância, causando assim um buraco na economia, que acaba pagando o pobre com a fome e a miséria. Este fato pode-se pode comprovar pelas decorrentes prisões de políticos que tem desviado milhões e milhões de dinheiro para seu bolso. (Reformule as discussões apresentadas) 

Ademais a democracia não existe no Brasil. Não carece de grandes pesquisas para comprovar, se vê notoriamente, com a grande e gritante desigualdade social, basta sair na ruas; ir nos hospitais públicos e deparar-se com o cenário horripilante e precário, nada similar a um particular; ir nas escolas públicas e se esbarrar com o nível baixo, desprezível, nada comparável com a escola particular (Reformule as discussões). Isso, porque (Vírgula) sempre tivemos (Evite ideia de primeira pessoa) um governo que favorece a classe alta e menospreza a baixa. O ideal político de todo brasileiro tem que configurar-se com o de Albert Einstein: “o meu ideal político é a democracia, para que todo o homem seja respeitado como indivíduo e nenhum venerado”. (Desenvolva as discussões de acordo com o tema)

Dessa forma, pode-se concluir, (Sem vírgula) que a principal causa da fome e desigualdade brasileira, nesse interim, são as fraudes políticas, o favorecimento a classe alta, (Sem vírgula) e, (Sem vírgula) a falta de uma boa educação, assim como diz o Padre Antônio Vieira: “a boa educação é moeda de ouro. Em toda parte tem valor”. Logo o governo deve investir em uma boa educação, a qual forme pessoas críticas capazes de conhecer e cobrar seus própios direitos. Quanto as fraudes políticas, a lei deve ser mais rígida e readquirir todo dinheiro defraudado. Com uma ótima educação se destruirá o monstro da fome, e da desigualdade social que se alimenta da inoscência do povo. (Reestruture a proposta de intervenção)


 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser desenvolvidas de acordo com o tema proposto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200