A fome como resultado da ignorância humana no Brasil - Banco de redações


Fome: um retrato da desigualdade social no Brasil

Enviada em: 18/08/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Vários momentos da História destacam situações em que a fome prevaleceu. A Crise de 1929 (Grande Depressão) foi resultado de grandes ações e decisões que levaram a população a uma necessidade extrema de recursos para sobreviver. De maneira análoga, inúmeros brasileiros se veem, diariamente, em uma pobreza preocupante, que também é resultado da ignorância humana. (Reestruture as discussões iniciais)

Outrossim, de acordo com estudos recentes, feitos pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), mais de cinco milhões de pessoas vivem em situações extremamente precárias no Brasil, ou seja, sem condições de ter pelo menos uma refeição diária para se sustentar (Melhore a construção de sentido). Dessa forma, é notório o quão são escassas as oportunidades de emprego e inclusão no país atualmente. (Delimite e articule mais os argumentos)

Por conseguinte, hodiernamente, fatores como a concentração de riquezas faz a desigualdade social ser muito maior, o que acaba tendo impacto na vida dos mais carentes, resultando em miséria (Desenvolva mais essa discussão). Assim, a falta de administração de recursos públicos e a instabilidade política faz com que poucas pessoas tenham acesso e direito a terras e meios de produção. (Reelabore e desenvolva de acordo com o tema)

Portanto, medidas são necessárias para a resolução do impasse. Em virtude dos fatos mencionados, o Governo deve agir, (Sem vírgula) repensando projetos sociais, (Sem vírgula) para que hajam outras maneiras de distribuição de renda, aperfeiçoando, por exemplo, o Bolsa Família e o Fome Zero, para que o índice de fome no Brasil diminua. Ademais, cabe à mídia e ONGs (Desenvolva a sigla) impulsionarem campanhas de doações, conscientizando, assim, a população, (Sem virgula) para que seja disseminado tal problema que mata pessoas diariamente. (Reestruture a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, porém elas precisam ser mais desenvolvidas de acordo com o tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     550


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200