A alta renda da fome - Banco de redações


Fome: um retrato da desigualdade social no Brasil

Enviada em: 17/08/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O livro modernista "Vidas Secas" (Vírgula) de Graciliano Ramos (Vírgula) conta a história de uma família nordestina que enfrenta a fome, a seca e as condições miseráveis no cotidiano do sertão. Não muito distante da realidade, a sociedade brasileira ainda sofre com o pouco acesso à comida devido ao aumento de preços no comércio e na baixa renda mensal, produzidos pela desigualdade social e econômica da população do país.

Primeiramente, é importante ressaltar o aumento da inflação dos alimentos que servem como base na alimentação brasileira. O feijão, arroz e a carne, segundo dados do IBGE (Desenvolva a sigla), sofrem com variações percentuais mensais que influenciam na compra e na escolha dos produtos. Com isso, pessoas em situações de pobreza não possuem condições para a obtenção de comida, sua massa corporal diminui assim como a energia necessária para realizar atividades do dia-a-dia (Sem hífen)(Delimite e articule mais os argumentos)

Outro desafio perceptível envolve a desigualdade de renda e as dificuldades com o desemprego. Na narrativa "Morte e Vida Severina", o personagem Severino, em busca de melhores condições de vida, procura emprego no litoral do nordeste, denunciando a falta de oportunidades de trabalho e, consequentemente, de remuneração necessária para a qualidade de vida. Sendo assim, a pessoa não consegue comprar o essencial para sobrevivência humana, como por exemplo, os alimentos de refeições diárias. (Articule mais os argumentos apresentados)

Portanto, para ampliar o acesso à comida, reduzindo os preços dos alimentos e aumentando a renda mensal de pessoas que não possuem condições, é necessário que o Ministério da Cidadania providencie, além de programas sociais que visam o arrecadamento de comida pela comunidade à população pobre e necessitada, maiores oportunidades de pleno emprego aos menos favorecidos. Ademais, o Ministério da Economia deve investir em indústrias menores para garantir uma maior estabilidade. Dessa forma, o país amenizará as causas do problema antes de lidar com as consequências da fome. (Reestruture a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões apresentadas ao longo do texto são pertinentes, no entanto as discussões precisam ser mais articuladas. Não deixe de execitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     700


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200