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Fome: um retrato da desigualdade social no Brasil

Enviada em: 17/08/2019

Status:

Corrigida
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Alimentar-se é um direito que garante a condição de sobrevivência para qualquer ser humano. No entanto, no Brasil, um grande número de pessoas perde seu direito de humanidade devido a desigualdade social. Ainda que haja programas que atendam uma parte da população que vive sob más condições (Apresente quais são), o problema não é resolvido, sendo necessárias a ação de ONGs (Desenvolva a sigla) e reformas pelo governo. (Desenvolva mais as discussões iniciais)

Em primeira análise, O o Brasil é um país onde a maior parte da renda está concentrada na mão da minoria mais rica. Com essa má distribuição de renda o brasileiro pobre sobrevive em meio a muitas dificuldades, pois é privado de uma parte de recursos e direitos no qual somente as classes mais privilegiadas conseguem ter acesso. Em um estudo recente sobre a fome no mundo, as Nações Unidas mostraram que 5,2 milhões de brasileiros viviam em estado de subnutrição. (Delimite e articule mais os argumentos)

Outrossim, a divisão social ainda presente no país foi base para a fundação da sociedade brasileira e continua influenciando na atualidade, por exemplo, por conta do baixo nível de escolaridade o necessitado só consegue trabalhos com remunerações muito baixas, impossibilitando o acesso à alimentação, pois segundo o site de notícias G1 (Vírgula) a renda de famílias pobres é de apenas R$ 89,00. O bolsa família, benefício ofertado pelo governo, é insuficiente para abastecer as necessidades básicas de famílias carentes. (Discussões superficiais. Reestruture as ideias)

Em resumo, para que o problema da fome no país em consequência da desigualdade seja revertido (Vírgula) é necessária a ação de Organizações não governamentais para agir em lugares como bairros onde há um grande número de famílias baixa renda (Vírgula) doando cestas básicas para controlar a falta de alimento, do mesmo modo, (Sem vírgula) é de fundamental importância que o Ministério da Educação (MEC) invista em maior qualidade de ensino para a população carente visando a possibilidade de ascensão social. Dessa forma, reduzindo a pobreza e desigualdade no país. (Reestruture a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


As discussões apresentadas ao longo do texto precisam ser delimitadas e mais articuladas, pois isso evitará um desenvolvimento superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     550


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200