Fome: um retrato da desigualdade social no Brasil. - Banco de redações


Fome: um retrato da desigualdade social no Brasil

Enviada em: 17/08/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Na atual Constituição brasileira (Vírgula) promulgada no ano de 1988, é previsto no inciso IV do art.7 que os indivíduos devem receber quantias capazes de atender necessidades básicas e cotidianas como alimentação e saúde (Reelabore essa ideia). Conquanto, ao se analisar a atual conjuntura miserável  (Evite esse tipo de contrução) de parte da população do país, fica evidente que tal lei não tem sido cumprida da maneira satisfatória que deveria.  (Reestruture as discussões iniciais. Elabore de acordo com o tema)

Um dos dilemas que influem no problema, (Sem vírgula) é a crise econômica enfrentada pelo Brasil desde 2014. Com a falta de empregos desencadeada pelo contratempo, inúmeras famílias se viram inseridas em situações de extrema penúria e, consequentemente de fome, uma vez que não possuem meios para obter alimentos necessários a subsistência. (Discussões pertinentes, no entanto a abordagem está superficial)

Além disso,a carência alimentícia tende a gerar sérios riscos a saúde (Vírgula) pois,  (Sem vírgula) quando o organismo não ingere calorias suficientemente nutritivas para a realização de tarefas simples, o mesmo  (Use somente quando houver ideia de igualdade) passa a utilizar as próprias reservas presentes no tecido adiposo e, quando estas também se esgotam, passam a consumir os próprios músculos causando a desnutrição (IMC abaixo de 18%) e em casos extremos até mesmo a morte.(Reelabore as discussões apresentadas)

Diante do exposto, infere - se portando que ainda há entraves para a resolução da hodierna situação. Dessa maneira, é necessário que o Ministério da Economia (ME) busque medidas para proporcionar um aumento nos valores disponibilizados por programas como o bolsa família (Vírgula) além da criação de políticas mais eficazes para a geração de empregos, minimizando ou mesmo erradicando o problema, e desta forma, (Sem vírgula) o Brasil poderia superar a complicação. (Reestruture a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reestruturadas e mais articuladas, pois o desenvolvimento das ideias está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200