"A tontura da fome é pior do que a do álcool. A tontura do álcool nos impele a cantar. Mas a da fome nos faz tremer. Percebi que é horrível ter só ar dentro do estômago." Esse trecho pertence ao livro "Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada" — escrito por Carolina Maria de Jesus —, o qual aborda temas como a fome e a miséria, infelizmente ainda recorrentes na atualidade. Esse cenário é mantido no Brasil pela desigualdade social, pelo constante desperdício de alimentos e pela falta de conscientização e instrução da população.
Em primeira análise, pode-se citar o relatório "O Estado da Segurança Alimentar e Nutrição no Mundo 2018", elaborado pela FAO (Desenvolva a sigla) — agência vinculada à ONU —, o qual revelou que 5,2 milhões de brasileiros passaram fome em 2017. Essa situação decorre não da falta de alimentos em si, mas sim da dificuldade de acesso a produtos de qualidade e baratos, além da grande quantidade de comida simplesmente jogada no lixo (Evite esse tipo de construção). Segundo uma pesquisa da Embrapa, em parceria com a FGV (Desenvolva a sigla), 41,6 quilos de alimento são desperdiçados por pessoa a cada ano, no Brasil. Essa informação sugere que, (Sem vírgula) mudando hábitos de consumo e atitudes, o que atualmente é descartado poderia servir para alimentar outros indivíduos, garantindo segurança e qualidade de vida a todos.
Em outra análise, destacam-se exemplos internacionais, entre os quais o da Alemanha. O país europeu, por meio do projeto "Bom demais para o lixo" — criado pelo Ministério da Alimentação e Agricultura —, promoveu em 2017 uma premiação, (Sem vírgula) visando a reconhecer iniciativas inovadoras acerca de sustentabilidade no setor alimentício. Casos como o da Knödelkult, empresa que prepara tradicionais bolinhos alemães com pães que não foram vendidos nas padarias locais, comprovam que, com um pouco de criatividade, consegue-se reduzir o desperdício — o que é um grande passo rumo ao combate à fome. (Delimite e articule mais os argumentos apresentados)
Conclui-se, portanto, (Redundância) que essa é uma questão urgente no Brasil. Para que haja uma melhora nos atuais indicadores, (Sem vírgula) é preciso — entre outras resoluções — que a sociedade incorpore atitudes simples, mas efetivas, no cotidiano — por exemplo, evitar compras por impulso, reaproveitar as sobras e apoiar ONGs (Desenvolva a sigla) como a "Amigos da Sopa" em Florianópolis, que distribui alimento a pessoas em situação de rua. Assim, torna-se concebível um cenário no qual todos os brasileiros têm acesso à alimentação de qualidade, garantindo a concretização dos direitos presentes na Constituição.
Comentários do corretor
As discussões são relevantes, porém os argumentos precisam ser mais articulados. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |