Descaso nacional - Banco de redações


Fome: um retrato da desigualdade social no Brasil

Enviada em: 17/08/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

         De acordo com Émile Durkhaim, a sociedade pode ser comparada a um “corpo biológico”, por ser assim como esse composta por partes que interagem entre si. Desse modo, para que o organismo seja coeso, é necessário que todos os direitos dos cidadão sejam garantidos. Entretanto, no Brasil isso não ocorre, pois em pleno século XXI percebe-se que a questão da fome é um problema que aflige parte da população. Favorecendo, assim, um cenário  (?) iniquidade (Vírgula) contrariando o pensamento do sociólogo. Sendo assim, cabe avaliar os fatores que favorecem esse quadro. 

           A princípio, vale ressaltar que o contraste na concentração de renda no Brasil é uma fonte que auxilia no desenvolvimento da fome no país, fator que é característico de países subdesenvolvidos. Logo, no Brasil (Vírgula) 10% das pessoas mais ricas detêm boa parte de toda renda nacional, ocasionado a desigualdade evidente que, por consequência, evita que todas pessoas possuam uma renda que as possibilitem de obter mantimentos (Reelabore essa ideia). Desse modo, fica explícito que a má disposição de renda corrobora para que esse cenário de iniquidade seja existente no Brasil. 

           Ademais, segundo o IBGE- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística- o número de pessoas em situação de fome caiu cerca de 80% entre 2002 e 2013. Apesar de menor, a fome ainda afeta o país. Deve destacar também a má distribuição de terras e a injusta estrutura fundiária, (Sem vírgula) que impossibilitam o acesso de famílias ao meio de trabalho e que concentram essas terras nas mãos de poucos. (Desenvolva mais as discussões)

            Portanto, é nítido que a má distribuição de renda, além da atual estrutura fundiária auxiliam na propagação desse problema. Sendo assim, cabe ao INCRA- Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária- promover urgentemente o processo de reforma agrária no país, fornecendo terras para essas famílias em vulnerabilidade para que possam plantar para sua própria subsistência, além de gerar renda para os mesmos (Use quando houver ideia de igualdade). Além disso, caberá ao Governo deve (Problemas na construção de sentido) reformular projetos sociais que já existem, com objetivo de obter resultados à longo prazo. Dessa forma, a sociedade irá funcionar de forma coesa como um “corpo biológico” assim como propôs Émile Durkhaim. 

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais articuladas. Apresente mais dados. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     750


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200