A fome é uma das maiores consequência da desigualdade social. Causada por um sistema corrupto, capitalista e alienado. (Reestruture e desenvolva mais as discussões iniciais. Formule a tese)
No Brasil, a corrupção está desenfreada, devido a mau administração do país (Melhore a construção de sentido). Isto aumenta cada vez mais o número de desempregados, causando a fome, que afeta grande parte da população. (Abordagem superficial das discussões apresentadas)
Todavia, o sistema capitalista é outro problema que provoca a fome. Portanto, pode-se ser observado essa desigualdade no livro de Carolina de Jesus (Vírgula) "Quarto de despejo", onde (Reveja pronomes relativos) ela conta as dificuldades para criar sozinha seus três filhos. (Desenvolvimento superficial. Relacione as discussões)
Nesta perspetiva, outro motivo para atual situação brasileira, (Sem vírgula) é a alienação da população, que na música "perfeição" (Sem vírgula) de Legião Urbana, é criticada de forma irônica. Para inverter a fome no país, (Sem vírgula) se faz faz-se necessário que o governo fassa faça o dinheiro circular, além de criar mais vagas de empregos. Só assim o Brasil poderá se restaurar, e assim acabar com a desigualdade social. Como Friedrich Nietzsche afirma na frase (Dois pontos) "A desigualdade dos direitos é a primeira condição para que haja direitos. (Reelabore a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reelaboradas e mais articuladas, pois a abordagem do tema está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 450 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |