Cidades de tempos atrás - Banco de redações


Fome: um retrato da desigualdade social no Brasil

Enviada em: 17/08/2019

Status:

Corrigida
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Com a explosão da Revolução Industrial no século 18 (Vírgula) no mundo, muitas cidades começaram com pressa a se industrializar e usufruir das novas tecnologias, negligenciando o planejamento e acabando na fome europeia em fábricas. Hodiernamente, no Brasil, o cenário que a fome retrata é gritante. Dessa forma, é inadmissível que ainda existem fatores que influenciem para esse cenário de desigualdade gerado ser constante. Combater isso – eis a missão de um país que se diz humano. (Reestruture as discussões iniciais)

Há quem diga que existe a falta de inovação no sistema alimentício (Evite esse tipo de construção). Isso acontece em função de que o país ainda usa a técnica “Plantation” em alguns lugares, que é a produção de um único gênero agrícola em grandes extensões. Além disso, ele ainda exporta os produtos em grande quantidade para o exterior, ficando uma mínima parcela para população consumir – que é outro problema (Reformule essa ideia). Por conseguinte, ostenta-se uma considerável parcela de crianças, jovens e adultos muito abaixo da linha da pobreza expostos a insalubridade, como também a falta de merenda em escolas públicas. Nesse sentido, é de fundamental importância readequar esses modos. (Reelabore as discussões. Observe que há problemas na progressão de sentido)

Além disso, os preços dos alimentos não estão de acordo com a realidade econômica. Uma vez que a nação enfrenta uma crise na economia drástica, o que fez com que resultasse cerca de 12 milhões de desocupados (Mellhore a construção de sentido), segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Como resultado, os preços disparam, ficando até inacessível para assalariados. Por virtude disso, o acesso a sustentação que o corpo precisa fica concentrada, criando mais desigualdade e desnutrição de pessoas em grande escala. O que se assemelha com a África, que possui 20% da sua população sem nutrientes. Dito isso, é necessário abranger programas que combatam a crise alimentar. (Reformule as discussões apresentadas)

Fica claro, portanto, a necessidade da sociedade não se tornar faminta como no século 18. Para isso, deve-se expandir projetos como o “Sopão” com o equilíbrio ideal nas exportações com ajuda da câmara (Reelabore). Igualmente, prefeitos e Ongs  ONGs que levantem a causa devem se unir. A ampliação estará em todas as capitais e no interior, oferecendo as 3 refeições necessárias por 1 real ou gratuito para os mais necessitados. No mesmo rumo, as escolas particulares e públicas devem organizar gincanas com pais e estudantes a despeito da causa, para assim, (Sem vírgula) arrecadar recursos e aplicá-los em moradores de rua próximos à região. Só assim evitaremos (Evite ideia de primeira pessoa) que a população não fique com o mesmo contexto que as cidades desnutridas de tempos atrás. (Reformule a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e mais articuladas, pois isso evitará um desenvolvimento superficial das ideias. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200