É fato que a desigualdade social no Brasil é um problema constante, (Sem vírgula) e que se agravou com diversas situações, como o aumento do uso de máquinas nas indústrias decorrente da revolução industrial, (Sem vírgula) que ocasionou um aumento de desempregos, agravando cada vez mais a desigualdade social. Além disso, a concentração de riquezas nas mãos de poucos, (Sem vírgula) faz com que falte oportunidades de empregos ou terras para classes mais pobres. (Reelabore e desenvolva as discussões de acordo com o tema)
Visto que, (Sem vírgula) os avanços tecnológicos contribuíram para a desigualdade social, verifica-se que há uma má distribuição de renda, o que ocasiona a pobreza em diversos lugares. Em consequência disso, a fome se alastra pelo país, (Sem vírgula) e chega a ocasionar morte de diversas pessoas em qualquer idade pela falta de recursos para se alimentar. (Reformule as discussões apresentadas)
Ainda convém lembrar, (Sem vírgula) que a administração monetária desregular, (Sem vírgula) provoca falta de recursos necessários para a sobrevivência de populações mais pobres, exemplo dessa pobreza são as moradias em condições precárias, falta de alimentos, remédios e entre outros. Com o intuito de satisfazer essa falta de recursos, (Sem vírgula) o índice de criminalidade sobe, (Sem vírgula) devido aos assaltos realizados por essas pessoas mais pobres para satisfazer suas necessidades. (Reformule as discussões)
Portanto, infere-se como consequências da desigualdade social a fome, a miséria, o desemprego, entre outros (Reveja o foco principal). Para solucionar esse problema, (Sem vírgula) mais investimentos governamentais devem ser executados, (Sem vírgula) para atender as necessidades da população. Além de promover um melhor ensino, a favor de mais cursos profissionalizantes em áreas mais pobres, como nas favelas. Ainda convém lembrar, (Sem vírgula) que doações de alimentos por meio de campanhas ou ONGs (Desenvolva a sigla), (Sem vírgula)é uma ação bastante solidária e necessária para combater esse problema social constante. (Reelabore a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam estar vinculadas ao tema proposto. Reelabore e desenvolva as discussões apresentadas. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 400 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |