fome: o mal dos séculos - Banco de redações


Fome: um retrato da desigualdade social no Brasil

Enviada em: 15/08/2019

Status:

Corrigida
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No século XXI, o Brasil retrata uma situação de miséria que ramifica vários acontecimentos ao longo da história e chega a questão da fome tornando uma das questões sociais mais abrangente e preocupante a ser tratado. Convém analisarmos (Evite ideia de primeira pessoa) as principais causas, consequências e possível solução para esse impasse. (Reestruture as discussões iniciais e formule a tese)

Durante a crise de 1929, a população norte americana sofreu pela queda da bolsa de valores de Nova York e começou uma grande revolta da fome. Muitos perderam seus empregos, casas e houve uma massa grande de suicídios (Melhore a construção de sentido). Com isso, nota-se que a falta de alimentação no dia a dia das pessoas se torna prejudicial, visto que, (Sem vírgula) a fonte básica e energética de alimentos é o ápice da sobrevivência dos seres humanos. Isto é, problemas sociais desencadeiam causas para o problema no Brasil como a falta de empregos, pobreza extrema e a falta de acesso aos alimentos. É inadmissível que o Brasil seja um país tão grande em território, fauna e flora e uma grande biodiversidade, esteja em um a situação precária. (Melhore a construção de sentido. Reformule as discussões apresentadas)

Por conseguinte, as consequências para esse problema devem ser notadas e futuramente evitadas para que ninguém tenha uma vida miserável em junção de grandes empresas da própria população (Melhore a construção de sentido). Dados indicam que em fortaleza, (Sem vírgula) ao menos, (Sem vírgula) 204;177 famílias vivem em situação de pobreza, além disso, (Sem vírgula) deve ser evidenciado que na África existem países onde (Reveja pronomes relativos) a fome mais se perpetua. Contudo, existe um contraste mostrando que hoje em dia uma parcela grande da população mundial não passam fome porque não tem alimentos (Vírgula) e sim porque o mundo produz uma grande quantidade de comida que poderia ser distribuído entre uma nação e outra. Mas, um terço desses alimentos são desperdiçados desnecessariamente ou jogados fora por outros fatores. (Reelabore as discussões apresentadas. Delimite os argumentos)

Portanto, medidas devem ser tomadas para que se não resolverem ao menos atenuam o problema, (Ponto final) Cabe as ONG'ss (Desenvolva a sigla) junto ao governo propor uma aliança e criar um tipo de distribuição de alimentos por meio de cargas para vários estados e países incentivando ao não descarte dos alimentos que estiverem em ótimas condições. Só assim talvez a questão da fome seja erradicada. (Reelabore a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões apresentadas precisam ser reelaboradas, delimitadas e mais articuladas. Evite discussões superficiais. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200