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Fome: um retrato da desigualdade social no Brasil

Enviada em: 15/08/2019

Status:

Corrigida
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A fome é um problema mundial, principalmente no continente africano, no asiático e na América do Sul. Nos últimos anos o Brasil conseguiu melhorar suas estatísticas. Principalmente de 2003 ha 2013; (Vírgula) período em que o governo Lula criou programas sociais que ajudaram no combate à pobreza e a fome. Contudo (Vírgula) em 2015 começou a sofrer uma crise econômica que afetou o emprego da população. Uma população sem renda ou com uma renda muita tem dificuldade no acesso aos alimentos. Hoje estamos (Evite ideia de primeira pessoa) num governo em que o presidente, em uma fala descabida (Vírgula) comunica que não há pessoas passando fome em nosso (Evite ideia de primeira pessoa) país. Contudo as estatísticas dizem outra coisa (?). Em tamanha ignorância é difícil acreditar que as coisas melhorem. (Reestruture as discussões apresentadas e formule a tese)

Retomando a principal causa da fome não é falta de alimentos produzidos e sim as dificuldades no acesso (Melhore a construção de sentido). Nas grandes cidades o acesso se dá principalmente na aquisição de renda através de um emprego. Já no interior acontece da alimentação estar associada ao plantio (Vírgula) e neste caso precisa haver uma terra para plantar, uma terra fértil. Assim em ambos as políticas são bastante relevantes no que diz respeito a geração de empregos, a manutenção dos empregos e o suporte no caso da perda do emprego. Já no cultivo de terra, (Sem vírgula) também precisam haver políticas (Quais?) que amparem nos momentos de seca e demais circunstância. (Reformule e desenvolva as discussões de acordo com a estrutura do texto)

Outro fator bastante relevante na erradicação da fome, como as pesquisas mostram, é o acesso da população de baixa renda a programas sociais. Como o bolsa família, que se tornou referência mundial no combate a pobreza. Hoje ainda existem famílias, principalmente no nordeste, que dependem deste programa para garantir pelo menos uma refeição (no geral, baixa em nutrientes) por dia a cada pessoa. Infelizmente o atual governo vem restringindo cada vez mais o acesso a este programa. Creio (Evite ideia de primeira pessoa) que dificilmente conseguiremos (Evite ideia de primeira pessoa) retomar números melhores com a atual ideologia política no governo que trata com descaso um assunto de tamanha importância. (Ideias superficiais)

Contudo, apesar das políticas e programas sociais (Vírgula) a fome é questão essencialmente de desigualdade social. A sociedade civil como um todo precisa continuar se mobilizando(Vírgula) a fim afim de virarmos (Evite ideia de primeira pessoa) esta página. Só com intolerância zero a fome venceremos (Evite ideia de primeira pessoa) esta luta. Não da pra tapar o sol com a peneira, a fome existe e precisa ser encarada. A população precisa se nutrir de novo sentimento de humanidade e tratar como inadmissível o descaso a tal assunto. Sejam na fiscalização e cobrança de nossos (Evite ideia de primeira pessoa) governantes por atitudes mais efetivas, seja na doação de cestas básicas, seja na distribuição de renda a união de todos cidadãos se faz necessária. (Reformule a proposta de intervenção)

 

Comentários do corretor


Reelabore e desenvolva as discussões de acordo com a estrutura do texto. Além disso, delimite e articule mais os argumentos, pois isso garantirá a progressão de sentido. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200