Alimentação, um direito ignorado. - Banco de redações


Fome: um retrato da desigualdade social no Brasil

Enviada em: 15/08/2019

Status:

Corrigida
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A fome é um dos reflexos da ignorância do homem em relação a seu próximo (Reelabore essa ideia). E também, (Sem vírgula) um aspecto do sistema capitalista, onde (Reveja pronomes relativos) boa parte das pessoas têm seus direitos básicos negados, tais como: equidade na educação, no trabalho, na alimentação, entre outros. (Reformule as discussões iniciais e formule a tese)

Por que a essas pessoas têm seus direitos negados? Os direitos humanos declarados pela ONU (Organização das Nações Unidas) expressam a intenção de buscar melhores condições de vida para todas as pessoas, sem discriminação. Sendo assim, o dever da direção de cada país é oferecer a todos as mesmas oportunidades, igualando os mais miseráveis aos mais ricos. Todavia, é explicito que a luta contra a desigualdade social não é um projeto prioritário, principalmente, no Brasil. Os administradores do país são cientes do problema, até ocorre um mínimo de esforço para solucioná-lo, embora, nada de acordo com a real necessidade é feito, mesmo existindo meios para tal (Reestruture essa ideia). Portando, deixam de lado a opção de cuidar dos direitos do povo, o qual, consequentemente, estão negando. (Delimite os argumentos)

Em vez do Estado, (Sem vírgula) disponibilizar emprego e investimento em regiões desfavorecidas como o nordeste brasileiro, ele deposita em média de 90 reais mensais na conta das famílias cadastradas no programa Bolsa Família, e essas são induzidas a se contentar com isso, por não haver outro meio no qual sobreviver (Reformule essa ideia). Em relação à alimentação, é produzido muito mais do que o país consome. Porém, o excesso desses alimentos, que pode ser usado como alternativa a fome de muitos, é desperdiçado em aterros, cria-se toneladas de lixo orgânico todos os dias, favorecendo (Vírgula) assim, o surgimento de bactérias e doenças, que por seguinte, (Sem vírgula) torna-se um risco a saúde humana. (Reestruture e delimite as discussões)

Iniciativas devem ser tomadas. Criar empregos em regiões em estado de seca é possível se tratando das indústrias de bens de consumo, já que essas não necessitam tanto de água como a agropecuária e pecuária. Após haver emprego para essas famílias terem condição mínima para viver, é necessário o acesso igualitário à educação para o desenvolvimento destas sociedades. (Reformule)

É garantido que o homem tem poder mental para resolver problemas até piores do que a fome num país, no entanto, é necessário que tome para si as dores da vida alheia. (Não compreende a estrutura do texto)
 

Comentários do corretor


Reelabore as ideias apresentadas e desenvolva de acordo com a estrutura do texto (e principalmente com o tema). Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200