Inanição e outros maus hábitos - Banco de redações


Fome: um retrato da desigualdade social no Brasil

Enviada em: 14/08/2019

Status:

Corrigida
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Segundo as teorias de Estratificação social de Karl Marx e Max Weber, a sociedade ao dividir-se em grupos de pessoas com interesse mútuo (políticos ou econômicos) sendo elas: castas, classes ou de estamento, inevitavelmente trazem o desnível da igualdade entre os indivíduos. Pode se dizer que essa desigualdade é oriunda apenas do dinheiro que falta no convívio diário do indivíduo, ou aparece também quando o que se tem pra para comer já não alimenta? (Problemas para desenvolver as discussões. Reestruture e elabore a tese)

Crimes conhecidos e bastante usuais nas grandes e pequenas cidades brasileiras são os de furto ou roubo de alimentos que sempre trazem à tona a discussão de conceitos e pautas morais a respeito da linha tênue que configura o crime ou admite a necessidade. (Reelabore as discussões. Articule as ideias com o tema)

Como visto no livro '"The Power Of The Habit"' (Vírgula) em que o autor Charles Duhigg discorre em alguns de seus capítulos a respeito de como um único objeto (Vírgula) (hábito) dito "angular", pode afetar centenas de outros fatores, como: indivíduos, corporações e até grandes redes, e que esses objetos ao serem revertidos e ou alterados, (Sem vírgula) movem toda uma cadeia de adversidades próximas, mudando todo o corrente cenário por completo. (Reelabore as discussões apresentadas, pois elas não se relacionam com o tema)

Roubo, furto, saúde prejudicada, cidadãos mais fracos e desinformados. Problemas sociais que poderiam ser amenizados com a distribuição correta de alimentos e administração do dinheiro público, seja baixando as taxas cobradas aos comércios das regiões de maior estatística ou voltado a leva de alimentos as zonas mais críticas, aos territórios de extrema pobreza e as famílias em risco. (Reelabore as discussões)

Outrossim, como o psicólogo Abraham Maslow postulava em sua teoria da Pirâmide das necessidades (Vírgula) já no primeiro nível as necessidades fisiológicas (incluindo assim a fome) são imprescindíveis para o indivíduo, para que dessa forma, (Sem vírgula) se sinta seguro e digno. (Reformule e elabore a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser desenvolvidas e articuladas de acordo com o tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 20 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
NOTA FINAL:     370


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200