O Brasil é um país riquíssimo em muitos aspectos, com seus recursos naturais, cultura, diversidade, e quando se diz respeito à produção alimentícia, é o 4° maior produtor de alimentos do mundo (Melhore a construção de sentido). Nesse sentido é difícil imaginar que ainda há pessoas passando fome, mas o problema não é na produção e/ou falta dela (Vírgula) mas o acesso, muitas dessas pessoas não têm condições financeiras de comprar seu alimento. (Reestruture as discussões iniciais. Elabore a tese)
Com isso deve-se pensar que a falta de alimentos não é o problema, a produção no mundo é mais que suficiente, e parte dela ainda é desperdiçada. São hoje 13 milhões de desempregados no país, são trabalhadores que não têm uma ocupação formal e que vivem de "bicos" para se manter (Vírgula) mas para muitos não é o suficiente, além de ganharem pouco na informalidade não há garantia de seus direitos. (Reformule as discussões apresentadas. Delimite os argumentos)
Contudo não se pode associar a fome apenas aos dias atuais, e com o desemprego, a desigualdade social no país é um agravante e que vêm de muito antes. (Não compreende a estrutura do texto)
Dessa forma deve-se uma preocupação e maior atenção em como dar poder de compra à essas pessoas, por meio de políticas afirmativas, acesso ao estudo para qualificação e mais possibilidades no mercado de trabalho. (Reelabore a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Reveja as ideias apresentadas e desenvolva os argumentos de acordo com a proposta. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 20 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 320 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |