- Banco de redações


Fome: um retrato da desigualdade social no Brasil

Enviada em: 14/08/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

 O Brasil é um país riquíssimo em muitos aspectos, com seus recursos naturais, cultura, diversidade, e quando se diz respeito à produção alimentícia, é o 4° maior produtor de alimentos do mundo (Melhore a construção de sentido). Nesse sentido é difícil imaginar que ainda há pessoas passando fome, mas o problema não é na produção e/ou falta dela (Vírgula) mas o acesso, muitas dessas pessoas não têm condições financeiras de comprar seu alimento. (Reestruture as discussões iniciais. Elabore a tese)

 Com isso deve-se pensar que a falta de alimentos não é o problema, a produção no mundo é mais que suficiente, e parte dela ainda é desperdiçada. São hoje 13 milhões de desempregados no país, são trabalhadores que não têm uma ocupação formal e que vivem de "bicos" para se manter (Vírgula) mas para muitos não é o suficiente, além de ganharem pouco na informalidade não há garantia de seus direitos. (Reformule as discussões apresentadas. Delimite os argumentos)

 Contudo não se pode associar a fome apenas aos dias atuais, e com o desemprego, a desigualdade social no país é um agravante e que vêm de muito antes. (Não compreende a estrutura do texto)

 Dessa forma deve-se uma preocupação e maior atenção em como dar poder de compra à essas pessoas, por meio de políticas afirmativas, acesso ao estudo para qualificação e mais possibilidades no mercado de trabalho. (Reelabore a proposta de intervenção)

 

Comentários do corretor


Reveja as ideias apresentadas e desenvolva os argumentos de acordo com a proposta. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 20 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
NOTA FINAL:     320


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200