Fome - Banco de redações


Fome: um retrato da desigualdade social no Brasil

Enviada em: 14/08/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A fome no Brasil é uma realidade em inúmeras famílias, todos os dias, enquanto você faz suas refeições há muitas outras pessoas querendo apenas um terço do seu prato ou um pedacinho de alguma coisa que faça seus estômagos pararem de doer e seus corpos se fortalecerem (Evite esse tipo de construção). Alguns não têm a quantidade de alimentos necessária para uma refeição satisfatória e outros não têm alimento nenhum. (Reformule as discussões iniciais e elabore a tese)

A produção de alimento não é o problema aqui, pois o Brasil é um dos maiores produtores de alimentos do mundo, e como há mais de 800 milhões de pessoas sem ter o que comer? Uma das respostas pode nos (Evite ideia de primeira pessoa) dar a solução para o problema: o desperdício. No Brasil cada pessoa desperdiça mais de 40 quilos de comida por ano, de acordo com um estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas. (Melhore o desenvolvimento das discussões. Reestruture as ideias)

Se cada um de nós  (Evite esse tipo de construção)colocar apenas o que vai comer no prato e o que restar ao invés de jogar fora dar para alguém passando fome? (Evite esse tipo de construção) Nos restaurantes e lanchonetes o que sobra é jogado fora porque não podem vender o que foi feito ontem e se no final do expediente fosse deixado em sacolas na frente do estabelecimento para quem tiver fome? E se houvesse um meio de conectar quem tem fome com quem tem comida que serve para comer sobrando mas que vai pro lixo, uma ONG por exemplo, não ia resolver tudo mas já seria um pontapé inicial. (Não compreende a estrutura do texto. Reelabore a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Reformule, delimite e desenvolva as ideias de acordo com a proposta do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 20 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
NOTA FINAL:     320


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200