Transformar pra fome parar - Banco de redações


Fome: um retrato da desigualdade social no Brasil

Enviada em: 14/08/2019

Status:

Corrigida
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A fala do presidente do Brasil, que ninguém passa fome aqui, é uma mentira deslavada (Reelabore essa ideia). Basta ver o valor do salário vergonhoso mínimo (Evite esse tipo de construção). (998,00) novecentos e noventa e oito reais bruto. Quem pode se alimentar bem por um mês com essa quantidade de dinheiro? E tendo que pagar aluguel, transporte, água, luz, gás e tudo que é preciso para sobreviver. Esse presidente não conhece a realidade brasileira. Ou aquele velho ditado pimenta no olho do outro é refresco. A fome e a subnutrição existem hoje, existiu no passado e se nada for feito se perpetuará no futuro. Quem tem fome sofre. (Reelabore as discussões iniciais)

As escolas são muito importantes para ajudar nessa triste realidade (Evite esse tipo de construção). Com merenda nutritiva pode pelo menos matar a fome de vários estudantes carentes uma hora do dia. Esse é um problema social. E é dever dos Estados resolver. Ninguém poderá aprender as disciplinas direito com a barriga roncando de fome. É dever do governo cuidar de seu povo. Tem que haver um plano de alimentação nutritiva em todas as Escolas públicas nacional. Gastar dinheiro com a alimentação dos alunos, não é gasto, é investimento. Em pessoas saudáveis e produtivas no futuro. Todos sabem os malefícios causados pela fome. Combater é urgente, inteligente, para não ter uma geração de gente doente. (Não compreende a estrutura do texto. Reformule as discussões apresentadas)

É preciso urgente uma ação social, escola e sociedade, a escola tem o papel transformador de toda sociedade. Só a educação muda a realidade do mundo. A educação pode deixar de ser o grande problema nacional para ser a solução de tudo. Por que, que as escolas não são agrícolas? Para produzir seus alimentos? Além do aluno aprender vários ofícios se alimentam e ainda ajudariam a comunidade mais carente. Tem que pensar juntos e juntos mudar. (Reformule as discussões apresentadas)

A solução para a fome no Brasil está na Escola! Ela é o agente transformador do mundo. Investimento politico em um plano de sustentabilidade social. Plantando, criando e aprendendo. Não basta fazer, tem que fazer do jeito certo (Evite ideia de primeira pessoa). Tem que ser todos contra a fome mesmo. O governo doa a terra e as sementes e a comunidade e alunos entram com o conhecimento e a mão de obra. Os professores com a administração e assim juntos todos construiriam uma nova realidade com mais humanidade e menos fome. E esse modelo pode ser copiado nos presídios, nos abrigos de idosos, nos orfanatos etc. Os famintos do país não querem esmolas, paliativos nem negligências. Querem oportunidades e projetos para tudo mudar. Para sempre. Primeiro cuida da fome. Depois transforma tudo! (Reelabore a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


Reestruture, delimite e desenvolva as discussões de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     350


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200