A fome e a desnutrição - Banco de redações


Fome: um retrato da desigualdade social no Brasil

Enviada em: 13/08/2019

Status:

Corrigida
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Com os programas do governo criado em 2002, o “Fome Zero” e o logo após o Bolsa Família (Problemas na construção de sentido), o número de brasileiros desnutridos caiu, no entanto esse ainda é um episódio extenso no Brasil. No ano de 2017, 15 pessoas morreram por dia de desnutrição e atualmente esse número chega a 5 milhões, algo como 2,6% da população brasileira desnutrida. Na contra mão contramão nota-se o aumento da obesidade para os maiores de 18 anos. (Reestruture as discussões iniciais)

O combate à fome sofreu consequências com a crise econômica vivida no país, o que agravou o número de pessoas desnutridas, que são 5 milhões de brasileiros do número aproximado de 210 milhões de habitantes, e a prevalência de anemia em mulheres de idade entre 15 e 49 anos também se expandiu, (Ponto final) Em 2012 esse número era de 25,3%, e em 2016 o aumento chegou a 27,20% da população brasileira. Logo, constata-se que o investimento nessa área tem de ser maior e melhor visando o desenvolvimento populacional. (Reformule as discussões apresentadas)

Problemas sociais são uma das principais circunstâncias da ampliação desse caso. O mundo produz alimentos suficientes para a nação mundial, no entanto cerca de 1/3 desses alimentos é jogado fora, pois muita gente não obtém ainda do necessário para lucrá-los, seja especialmente em relação ao aumento da expectativa de vida, queda da mortalidade infantil, acesso a saneamento básico, coleta de lixo e diminuição da taxa de analfabetismo, principal índice de desemprego. Desse modo é substancial a alteração desse caso que atinge não somente no Brasil, mas no mundo. (Reformule a abordagem)

Cabe ao governo (Vírgula) juntamente com a ONU (Organização das Nações Unidas) (Vírgula) buscar investimentos para a melhora e o combate da fome nacional com mais atenção as políticas públicas da saúde, educação e bancos de alimentos, além de conscientizar a população com o meio ambiente (Melhore a construção de sentido). É como diz Antônio Gramsci (Vírgula) filósofo, jornalista, crítico literário e político italiano (Dois pontos) “Todos os homens do mundo, na medida em que se unem entre si em sociedade, trabalham, lutam e melhoram a si mesmo”. (Reestruture a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser reelaboradas e mais desenvolvidas, pois a abordagem está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     550


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200