- Banco de redações


Fome: um retrato da desigualdade social no Brasil

Enviada em: 12/08/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A escassez de alimentos ainda é um problema de muitos cidadãos do nosso (Evite ideia de primeira pessoa) país a desigualdade é um fator contribuinte para tais dificuldades,embora o Brasil esteja em avanços tecnológicos e sociais. (Melhore a construção de sentido. Desenvolva as discussões iniciais e formule a tese)

Devemos (Evite ideia de primeira pessoa) destacar a instabilidade política, a má administração dos recursos públicos e a injusta estrutura fundiária, (Sem vírgula) que impossibilitam o acesso dos trabalhadores aos meios de produção e concentram as terras nas mãos de poucos (Reelabore essa ideia). Ademais, as próprias causas naturais, (Sem vírgula) como clima, desastres ambientais, pragas e inundações, (Sem vírgula) são responsáveis por acentuar o problema da fome no Brasil, principalmente nas regiões Norte e Nordeste, apesar de não serem tão expressivas quanto a ação humana. (Reestruture as discussões apresentadas)

Além disso (Vírgula) o Brasil tem quase tudo para não ter ninguém passando fome (Reformule essa ideia),mas falta a boa administração,alguns países como Rússia que já passou por muita gente da população com fome em épocas de guerra e se reergueu e o brasil que não teve nada de guerra está assim. (Melhore a construção de sentido)

Em virtude dos fatos mencionados que as políticas de promoção da segurança alimentar devem ser pensadas como parte de um projeto alternativo de desenvolvimento, que tenha como eixo central a promoção de um crescente processo de inclusão social. Então, o Governo deve repensar projetos sociais a curto prazo. (Proposta superficial)

Comentários do corretor


As discussões desenvolvidas ao longo do texto precisam ser mais articuladas, pois o desenvolvimento está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200